A necessidade de harmonização das normas contábeis surgiu, principalmente, a partir da necessidade de haver maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras das empresas de diferentes países. A empresa onde você trabalha é uma multinacional do setor automobilístico que pretende adquirir outras empresas do mesmo setor, para expandir os seus negócios. A sua empresa está negociando a compra de uma fábrica de automóveis norte-americana que não segue as Normas Internacionais de Contabilidade. Considerando que a matriz da sua empresa é no Brasil, quais os cuidados que a gestão da empresa deve ter para decidir se vale a pena adquirir uma empresa estrangeira que segue outras normas contábeis? Explique por que?.
Respostas
Resposta:
De acordo com princípios contábeis norte-americanos, a companhia pode ter obtido um resultado operacional positivo. Mas, se a companhia norte-americana seguisse as normas internacionais que adotadas no Brasil, poderia ter apresentado um resultado desfavorável ou não tão lucrativo. Para se evitar surpresas desse porte, as multinacionais têm como prática adotar normas padronizadas para o grupo de empresas.
Explicação:
Assim, a empresa estrangeiras são harmonizadas às normas adotas pela matriz, ou seja, a empresa estrangeira prepara dois conjuntos de demonstrativos contábeis, um para atender às exigências de seu país, e outro para atender aos investidores estrangeiros interessados na sua aquisição, para que a empresa investidora possa avaliar se vale a pena adquirir da empresa estrangeira.