A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características: a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta. B) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário. C) predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.
Respostas
Resposta:A) verdadeira B) verdadeiro C) verdadeiro D)verdadeiro E)Falso
Explicação:A)O regime de abastecimento dos rios brasileiros é marcadamente pluvial, ou seja, ocorre através das águas das chuvas. Apenas o Rio Amazonas nasce a partir do derretimento da neve (regime nival) na Cordilheira dos Andes, mas a maior parte de suas águas é oriunda de outros rios que são abastecidos pelas águas das chuvas. Além disso, não há no Brasil a ocorrência de abastecimento de rios por geleiras (origem glacial).
B) A maior parte dos rios brasileiros é perene, ou seja, caracteriza-se por serem rios duradouros, que nunca secam mesmo nos tempos de seca. Apenas alguns rios do Nordeste são intermitentes, ou seja, secam em um determinado período do ano.
C) A maior parte dos rios brasileiros é perene, ou seja, caracteriza-se por serem rios duradouros, que nunca secam mesmo nos tempos de seca. Apenas alguns rios do Nordeste são intermitentes, ou seja, secam em um determinado período do ano.
D) Os rios brasileiros são sempre exorreicos, ou seja, deságuam no oceano, para fora do continente. Além disso, em virtude das condições geológicas do continente sul-americano, praticamente não há rios que deságuam no Oceano Pacífico. Mesmo aqueles rios que se direcionam para o oeste acabam desaguando em outro rio que segue rumo ao Oceano Atlântico.
E) Apesar do grande potencial hidroviário do país, não existe no Brasil uma política de aproveitamento dos cursos d’água para transporte e locomoção.