Paciente de 78 anos, morador de uma Casa de Repouso. Com antecedentes de HAS e de ser fumante há 40 anos. Internado na geriatria com história de rebaixamento do nível de consciência. Ao exame físico, apresenta-se sonolento, eupneico, desidratado e com assadura em região inguinal, PA = 180/100 mmHg, FC = 110 bpm. No hospital, o médico diagnosticou Insuficiência Renal.
Assinale abaixo quais exames mostram alteração do funcionamento renal:
Escolha uma:
a. Exame de dosagem de bilirrubina.
b. Hemoglobina glicosada.
c. Ureia e creatinina.
d. Raio X de tórax.
e. Tomografia abdominal.
Homem de 45 anos, alcoolista (bebe meio litro de cachaça por dia) há 15 anos, é levado ao pronto-socorro por apresentar tosse produtiva, febre e taquipneia há três dias. Ao exame, encontra-se alcoolizado, desidratado e emagrecido, PA = 88X42 mmHg, FC = 124 bpm, FR = 28 rpm, TEMP = 39 ºC, com este
Respostas
Resposta:
c. Ureia e creatinina.
Explicação:
Os exames que mostram alteração do funcionamento renal são ureia e creatinina. Alternativa C. Assim, esses são os exames que permitiram o diagnóstico de Insuficiência Renal no paciente de 78 anos, morador de uma Casa de Repouso.
Exames para avaliar o funcionamento renal
A análise de ureia e creatinina é feita a partir do sangue coletado. As duas substâncias são produzidas a partir da metabolização da proteína, e devem ser eliminadas na urina. Quando há uma elevação dos índices de ureia e creatinina no sangue, significa que a função renal está prejudicada e que não está realizando a filtração correta do sangue para eliminar seus metabólitos.
Para indicar falência da função renal, os níveis de creatinina e ureia devem estar elevados. Caso estejam mais baixos que a referência, pode indicar uma insuficiência hepática, visto que é no fígado que as proteínas são metabolizadas e esses compostos são gerados.
Continue aprendendo sobre a função renal em https://brainly.com.br/tarefa/7598839