Fonte: Pexels. Para compreendermos melhor essa questão, é preciso considerar o contexto e as caracte- , rísticas de diferentes culturas, em diferentes períodos históricos. De modo geral , os povos ani gos utilizavam as informações astronômicas que possuíam para planejar suas atividades. Com a orientação do(a) professor(a), faça uma pesquisa sobre como algumas civilizações ( faziam a observação do céu, quais explicações elas elaboraram para a origem da Terra ou do Universo, e como estas informações e explicações se relacionavam com a sua cultura e suas ati vidades. Utilize livros, sites e outras fontes confiáveis para realizar sua pesquisa e preencher um quadro como o do modelo a seguir:
Respostas
Resposta:Os conhecimentos gerados pelas técnicas e materiais advindos da Geotecnologia são aplicados em diferentes escalas de análise agrícola, desde o imóvel ou propriedade rural, por meio da agricultura de precisão, até extensas áreas, como monitoramento de culturas agrícolas.
No caso da agricultura de precisão, o processo inicia-se com o levantamento das informações das áreas de produção, como a fertilidade dos solos, o relevo, as infestações de pragas e plantas daninhas, a micrometeorologia, entre outras. A partir daí, é possível programar o maquinário para diferentes tipos de aragem, lançamento das sementes e dosagem de insumos e defensivos. As plantas começam então a ter seu crescimento monitorado, e qualquer anomalia (defasagem no crescimento, coloração diferente, etc) é detectada no início. Assim, planeja-se adequadamente seu tratamento, diminuindo custos, reduzindo a contaminação do solo e aumentando a produtividade. Em sistemas mais sofisticados, há ainda a possibilidade dos produtores receberem alertas por meio de sistemas automatizados. Vale ponderar, contudo, que essas ainda são tecnologias de custo elevado e pouca acessibilidade, tendo como um dos fatores limitantes a baixa cobertura de internet em zonas rurais.
Em escalas de menor detalhe e áreas com grandes extensões, as imagens de satélite têm provido apoio à inúmeras pesquisas agropecuárias, permitindo monitorar as mudanças de uso e cobertura da terra, planejar a expansão das áreas cultivadas, fazer previsões de safras, identificar áreas aptas para o estabelecimento de novas atividades, planejar investimentos em infraestrutura e logística, entre outras. A Geotecnologia também é empregada na elaboração de zoneamentos agrícolas, para apoio à formulação, execução e fiscalização de políticas públicas, que estabelecem regras ou recomendações para a agropecuária, como aquelas que subsidiam benefícios, a exemplo de como o seguro rural.