Respostas
Adisciplina de Ensino Religioso tem como desafio a implementação de uma disciplina de caráter escolar que objetiva fomentar o respeito à diversidade cultural e religiosa. Mas, como tratar da diversidade religiosa visto que é tão ampla? Quais religiões deveriam ser tratadas para podermos afirmar que estamos respeitando a diversidade? Nesse sentido, sugerimos uma reflexão e uma proposta pedagógica para os professores com relação às quatro matrizes religiosas presentes no Brasil: indígena, ocidental, africana e oriental.
Para o professor e escritor Daniel Munduruku, “nunca somos um só, somos sempre uma pequena multidão que vive dentro da gente buscando formas de compreender nossa passagem por este mundo. Esta multidão age em diferentes direções e nos dão diferentes razões para viver. Não importa muito em que condição social nascemos. Nascer índio ou não índio é apenas um detalhe”. Associação Inter-Religiosa de Educação
A Associação Inter-Religiosa de Educação (Assintec), há mais de 40 anos, vem desenvolvendo atividades de assessoria e prestação de serviço à Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) às secretarias municipais no que diz respeito à efetivação da disciplina de Ensino Religioso, com o objetivo de auxiliar no cumprimento das leis vigentes que afirmam que o Ensino Religioso deve favorecer o respeito à diversidade cultural e religiosa e fomentar o repúdio a toda forma de preconceito e discriminação religiosa.
Assim, a Assintec, formada por lideranças de diversas organizações religiosas, tem buscado o diálogo inter-religioso e a criação de espaços de formação para professores e interessados no Ensino Religioso, por meio de cursos, produção de materiais didáticos e visitas pedagógicas aos lugares sagrados de variadas tradições religiosas.
Uma questão levantada pelos pesquisadores da religião e pelos professores nas formações continuadas é como e de que forma se pode garantir o trabalho com a diversidade religiosa na sala de aula? Quantas e quais religiões deveriam ser abordadas e tratadas para podermos afirmar que estamos respeitando a diversidade? Tratar apenas das várias denominações cristãs daria conta dessa diversidade? Trabalhar com as chamadas grandes religiões?
Diante desses questionamentos, a equipe pedagógica da Assintec, juntamente com os responsáveis pelo Ensino Religioso na Secretaria de Estado da Educação do Paraná por meio do Departamento de Educação Básica (DEB), Secretaria Municipal de Educação (SME) de Curitiba e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Pinhais (PR), concluiu que, reconhecendo a existência de um número imenso de religiões, para dar conta dessa situação precisamos compreender a formação da religiosidade brasileira e pensar a diversidade religiosa a partir da construção histórica do Brasil, considerando essas quatro matrizes religiosas: indígena, ocidental, africana e oriental, na ordem histórica da formação do povo brasileiro.
etc....
Espero ter ajudado!!<3♡