Um dos momentos mais celebrados na biografia de Martin Luther King é o seu famoso discurso "I have a dream" ("Eu tenho um sonho" em tradução livre), dele foi retirada a afirmação a seguir: Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça. O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam a conquista de direitos civis para a população negra o apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano a supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista a incorporação dos negros no mercado de trabalho.
Respostas
Resposta:
a) A conquista de direitos civis para a população negra.
b) O apoio aos atos violentos patrocinados pelos negros em espaço urbano.
c) A supremacia das instituições religiosas em meio à comunidade negra sulista.
d) A incorporação dos negros no mercado de trabalho.
e) A aceitação da cultura negra como representante do modo de vida americano.
Explicação:
Martin Luther King é considerado como um dos maiores expoentes do movimento negro, tendo sido capaz de unir e representar a comunidade negra, em prol da conquista dos direitos civis, sobretudo em um momento de exacerbado racismo nos EUA (Alternativa A).
O texto aponta o famoso discurso "I have a dream", de Martin, no sentido de expor a questão racial, a qual apresentavam-se de forma muito aflorada nos EUA, de forma que a população negra era impedida de frequentar alguns locais.
Embora hoje ainda haja o racismo na sociedade, seu posicionamento legitimou a causa e inflou o movimento para muitos locais, sobretudo no Brasil.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/5440259