• Matéria: ENEM
  • Autor: lub421
  • Perguntado 3 anos atrás

Nos últimos anos, temos avançado em várias questões, como acesso a escola, mas em outras, parecemos parados no tempo ou mesmo regredimos, como na discussão racial. Apesar de termos a lei das Cotas, os casos de racismo têm se tornado mais evidente; Apesar de sermos um país majoritariamente de pessoas negras, (54,9%), segundo o IBGE, são essas populações que menos tem acesso a bens de consumo, a moradias de qualidade, a políticas públicas etc. É com base nisso, que setores da sociedade, tem se mobilizado e se organizado para combater todas as formas de racismo e exclusão dessas populações para que no futuro “todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem, independentemente de sua raça”. Esse movimento social de buscar reparar todas as injustiças contra as populações negras para que “todas as pessoas tenham condições e oportunidades justas para se desenvolverem, independentemente de sua raça”, chamado de: 

A)Igualdade
B)Equidade
C)Justiça social
D)Reparação ​

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

O conceito apresentado é tido como "Equidade", no sentido de que todas as pessoas tenham acesso e oportunidades justas, não importando sua raça, cor de pele ou outra característica superficial, de forma que a sociedade se torne mais justa (Alternativa B).

Os movimentos sociais em prol dos direitos de grupos minoritários tem sido fundamental para gerar representatividade e subsidiar suas pautas, principalmente contra populações negras, a fim de buscar a equidade que deve ser naturalizada na sociedade.

Perguntas similares