UEG-Adaptada)
O “por quê?” e o “como?”
Marcelo Gleiser
Uma das concepções mais comuns da ciência é que ela tem o dever de EXPLICAR o porquê de tudo. Por exemplo, por que a Terra gira em torno do Sol e não o contrário? Por que existe vida na Terra e não em Vênus? Por que algumas pessoas têm olhos azuis e outras castanhos?
Na prática, no entanto, a situação é mais complicada: existem dois tipos de pergunta, o “por quê?” e o “como?”. Nem sempre a ciência pode ou mesmo tenta ou deve EXPLICAR o porquê das coisas. Perguntas do tipo “como” são em geral muito mais apropriadas à missão da ciência de descrever a realidade em que vivemos.
A teoria de Newton é extremamente bem-sucedida, EXPLICANDO uma série de observações e fenômenos que presenciamos no nosso dia a dia. Quando perguntaram a ele por que massas se atraem, respondeu que preferia não inventar hipóteses sobre o assunto: uma teoria científica pode se contentar em descrever o fenômeno, com alta precisão.
Folha de S.Paulo. (adaptado)
O texto apresenta duas posições divergentes sobre o que seja a ciência. A que posições correspondem os dois recursos de exemplificação usados no texto?
Os recursos correspondem a "por quê" e "como".
Os recursos correspondem a "por quê" e "quando".
Os recursos correspondem a "qual" e "como".
Os recursos correspondem a "para quê" e "como".
Os recursos correspondem a "por quê" e "quem".
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
letra a minha amigo
Explicação:
confia fiz o gabarito
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás