Expressionismo, fauvismo, cubismo e abstracionismo foram movimentos artísticos da modernidade. O que eles tem em comum?
Respostas
Resposta:
foi dificio
Explicação:
a) Fauvismo
O Fauvismo foi um movimento situado entre 1905 e 1907 que buscava uma arte de equilíbrio e serenidade, sem temas perturbadores ou deprimentes. Ganhou esse nome em derivação do francês les fauves, “as feras”, que foi a expressão atribuída a pintores que romperam com o cânone impressionista vigente na época e usavam em sua obra traços e cores violentas.
Você Sabia?
O impressionismo foi um movimento do século XIX que buscava uma arte capaz de registrar a impressão captada em momentos específicos como o nascer do sol. A luz e o movimento tinham papel de destaque, sendo muitas vezes a obra composta ao ar livre para se aproximar da realidade. Seu principal expoente foi Claude Monet.
O contexto histórico desse movimento é marcado pela Revolução Industrial, que trouxe ao mundo uma dinamicidade e velocidade que não mais permitiam o estudo profundo e pausado de épocas anteriores, deixando o mundo artístico numa ebulição de ideias e experimentação do novo. O aprendizado acumulado é questionado e abre-se espaço aos instintos.
A pintura do movimento é fortemente influenciada por Van Gogh e Gauguin. Esse marcado pelo primitivismo e aquele pela paixão e cores fortes e puras. A estética é marcada pela desordem e instinto. A tela é plana, abandona-se a tridimensionalidade. O desenho e a forma perdem o valor, sendo a deformidade a preferida entre os artistas.
Resumidamente o Fauvismo possui como principais características a pincelada violenta, espontânea e definitiva; a ausência de ar livre, tão utilizada nomovimento anterior; o colorido brutal; a autonomização do real; o uso de cores puras e manchas largas. Seus principais artistas foram: Georges Braque, Andre Derain, Jean Puy, Maurice de Vlaminck e Raoul Dufy.
b) Expressionismo
O Expressionismo surgiu na Alemanha no início do século XX, concomitante ao Fauvismo que se aflorou na França. Ambos foram responsáveis por abrir ao mundo as correntes vanguardistas. Tal qual o movimento francês, o expressionismo rompia com o impressionismo, defendendo que a arte deveria ter um papel intuitivo em que predominasse a visão e expressão do artista e não a mera impressão da realidade em que se resumia a arte no período anterior.
O termo foi utilizado pela primeira vez em 1901 pelo francês Julien Auguste Hervé, o qual usou a palavra para se referir a uma mostra de pintura exposta no Salão dos Independentes de Paris, identificando as diferenças com o Impressionismo.
Essa vanguarda artística foi bastante homogênea, embora tendo coexistindo em várias regiões e com várias modalidades artísticas. Basicamente de essência subjetiva, era marcada pela angústia da época, situada nos pré e pós-guerras. Era por meio da arte que se expressavam os sentimentos trazidos pelo contexto histórico e social pelo qual a Europa passava.
Naquele momento, a Alemanha passava por um período de efervecência intelectual, sendo a arte alvo constante dos estudos de Wagner, Nietzsche, Konrad Fiedler, Theodor Lipps e Wilhelm Worringer, entre outros. Foi nesse cenário privilegiado que o expressionismo foi apresentado ao mundo e defendido por seus criadores.
Não foi apenas na pintura que o expressionismo deixou sua marca no mundo. Todas as manifestações artísticas foram marcadas por seus traços emocionais e distorsões formais. O teatro, o cinema, a música, a literatura, a dança, a arquitetura e a escultura, entre outros, tiveram no expressionismo uma vertente capaz de levar à arte a função social do período, qual seja a de trabalhar os sentimentos da época.
c) Cubismo
O cubismo também surgiu no início do século XX, tendo como principal expoente o famoso pintor Pablo Picasso. A obra Les demoiselles d'Avignon, 1907 é o marco inicial dessa importante vanguarda.
Possui como principal característica o traçado geométrico e o descompromisso com a realidade. São expressas as três dimensões, mas todas no mesmo plano, como se as formas estivessem abertas. As linhas são retas e representam os objetos pelos olhos de um expectador que visualiza o objeto por vários ângulos. Há uma sensação de pintura escultória e as cores são fechadas e austeras.
Nas artes plásticas, seus principais pintores, além do já citado Picasso, foram Paul Cézanne, Georges Braque, Juan Gris, Umberto Boccioni, Diego Riviera, Tarcila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro, entre outros. Na literatura se destacaram Érico Veríssimo, John Passos, Guillaume Apollinaire, Blaise Cendrars, Oswald de Andrade, entre outros.
Você sabia?
Pablo Picasso tinha um nome enorme: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Nasceu na cidade espanhola de Málaga em 1881, estudou em Barcelona e trabalhou na França. Em 1937, em meio à Guerra Civil Espanhola, pinta “Guernica”, seu mural mais conhecido. Morre em 1973 numa região francesa próxima à Cannes, tendo se consagrado como um dos maiores pintores de todos os tempos.