4. Analise a charge “As próximas eleições...de cabresto" e leia o texto a seguir para fazer as atividades. “Nossa república, passado o momento inicial de esperança de expansão democrá- tica, consolidou-se sobre um mínimo de participação eleitoral, sobre a exclusão do envolvimento popular no governo. Consolidou-se sobre a vitória da ideologia liberal pré-democrática, [...] reforçadora do poder oligarquico. [...] O peso das tradições es- cravista e colonial obstruía o desenvolvimento das liberdades civis, ao mesmo tempo que viciava as relações dos citadinos com o governo." CARVALHO, José Murilo. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987. p. 161. a) Descreva a prática política representada na charge.
B) relacione a charge com o texto de José Murilo de carvalho.
C) explique o sentido da afirmação: "consolidou-se sobre a vitória da ideologia liberal pré-democrática, reforçadora do poder oligárquico".
Respostas
Resposta:
a) O voto de cabresto é um mecanismo de acesso aos cargos eletivos por meio da compra de votos com a utilização da máquina pública ou o abuso de poder econômico. É um mecanismo muito recorrente no interior do Brasil como característica do coronelismo.
b) A relação é que o texto e a charge se tratam sobre política.Na charge fala sobre as próximas eleições de cabresto e se refere ao "eleitor" como sendo um animal.O texto fala sobre participação eleitoral.
c) O autor se remete a vários trechos para explicar que o governo que era para ser democrático a todos, na verdade é um poder manipulado. Dando significado a partes do contextos. "ideologia liberal pré-democrática", era pra ser uma ideia de algo que está se ocasionando, mas não está naquela etapa, por isso foi usado o "pré", eles esperavam que tivesse a democracia toda, mas ela foi interrompida. "Darwinista", na teoria de Darwin, os indivíduos menos favoráveis encontrariam problemas parra sobreviver, e eles, por achar que as mulheres e os escravos fossem incapaz de dar opiniões, não deixaram eles votar. E por fim "poder oligárquico", que seria um 'governo para poucos'. Essa era a situação, um governo para algumas classes.