1. Pesquise um conflito atual na África que resulte na fuga de africanos para outras regiões do continente. Registre a seguir em qual país esse conflito ocorre, quais são os grupos envolvidos, seus objetivos e para onde se desloca a maioria dos refugiados.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Conflitos na África
Os conflitos na África perpassam o processo de colonização e independência desse continente. Seus principais embates são de ordem étnica, territorial e religiosa.
A África enfrenta diversos conflitos de origem étnica, religiosa e territorial que são reflexos da colonização do continente.
A África enfrenta diversos conflitos de origem étnica, religiosa e territorial que são reflexos da colonização do continente.
Os conflitos na África são basicamente motivados por disputas territoriais; golpes de estados, que geram crises políticas; rivalidades tribais, motivadas por questões étnicas ou religiosas; disputas por água e recursos minerais; e imersão do povo na miséria. Essas motivações são provenientes do processo de colonização do continente, da Guerra Fria, da intervenção de terceiros Estados e de eleições conturbadas.
Conflitos Africanos
Os principais conflitos na África acontecem nos seguintes países: Sudão e Sudão do Sul, Nigéria, Ruanda, Mali, Burundi, República Democrática do Congo e Angola.
→ Sudão e Sudão do Sul
O Sudão do Sul é um dos países que enfrentam instabilidades políticas e guerras civis.*
O Sudão tem uma história marcada por muitos conflitos e guerras civis. É um país abundante em petróleo e em recursos minerais, como o ouro. A Primeira Guerra Civil Sudanesa ocorreu entre os anos de 1955 e 1972. Esse conflito bélico, travado entre o governo do Sudão e rebeldes do sul, tinha por objetivo a separação da região sul do Sudão. Essa guerra civil dizimou cerca de meio milhão de pessoas. Cessou com o acordo conhecido como Tratado de Adis Abeba, que afirmou a independência e a autonomia da região sul do Sudão, criando, então, o Sudão do Sul.
essa resposta é pessoal, mas vou deixar duas sugestões de resposta :)
SOMÁLIA:
A Somália foi alvo de um grande ataque terrorista do al-Shabaab, grupo terrorista aliado a al-Qaeda que atua primordialmente no sul da Somália. A Somália é o quarto país que mais gera refugiados no mundo, a maioria vai para a Etiópia, Quênia, Iêmen, Djibouti e Uganda
SUDÃO DO SUL:
O conflito no Sudão do Sul acontece na fronteira com o Sudão. O conflito causa deslocamentos forçados, famílias separadas e a destruição da assistência á saúde. Há um acordo de paz, porém ainda há conflitos no país. A maioria dos refugiados vão para a Etiópia, Sudão e Uganda e o país está no ranking de países que mais gera refugiados no mundo.