A gliconeogênese é uma rota biossintética com alto custo energético, uma vez que 6 moles de ligações de fosfato (em forma de ATP e GTP) e 2 moles de NADH (energia em forma de equivalentes de redução) são necessárias para cada mol de glicose produzido a partir de piruvato. Quais enzimas da rota gliconeogênica consomem energia (na forma de ATP, GTP ou NADH) quando a glicose é produzida a partir de piruvato?
A. Fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), frutose-1,6-bisfosfatase, glicose-6-fosfatase e gliceraldeído-3-fosfato-desidrogenase.
B. Piruvato-carboxilase, fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), glicerol-cinase e glicerol-3-fosfato-desidrogenase.
C. Piruvato-carboxilase, fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), fosfofrutocinase-1 (PFK-1) e lactato-desidrogenase.
D. Piruvato-carboxilase, fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), fosfoglicerato-cinase e gliceraldeído-3-fosfato-desidrogenase.
E. Fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), glicocinase (hexocinase IV), fosfoglicerato-cinase e lactato-desidrogenase.
Respostas
Resposta:
D. Piruvato-carboxilase, fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), fosfoglicerato-cinase e gliceraldeído-3-fosfato-desidrogenase.
Explicação:
Resposta:D.
Piruvato-carboxilase, fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK), fosfoglicerato-cinase e gliceraldeído-3-fosfato-desidrogenase.
Explicação:A piruvato-carboxilase consome 2 moles de ATP ao converter 2 moles de piruvato em oxaloacetato; a fosfoenolpiruvato-carboxicinase (PEPCK) consome 2 moles de GTP ao converter 2 moles de oxaloacetato em fosfoenolpiruvato; a fosfoglicerato-cinase consome 2 moles de ATP ao converter 2 moles de 3-fosfoglicerato em 1,3-bisfosfoglicerato; a gliceraldeído-3-fosfato-desidrogenase consome 2 moles de NADH ao converter 2 moles de 1,3-bisfosfoglicerato em gliceraldeído-3-fosfato.