Respostas
Resposta:
Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d’água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos. Verticalmente, a atmosfera é dividida em quatro camadas distintas, que variam de acordo com a sua composição e temperatura.
Vale ressaltar que a atmosfera possui 480 quilômetros de espessura e que cerca de 90% da massa total da atmosfera estão confinados nos primeiros 20 quilômetros e 99,9% nos primeiros 50 quilômetros. Acima de 100 quilômetros de altitude, existe apenas um milionésimo da massa total da atmosfera.
Em sua maioria, a atmosfera é formada por nitrogênio e oxigênio. A esses elementos se misturam, em pequenas proporções, argônio e dióxido de carbono. Existem ainda outros compostos químicos em sua estrutura, mas eles se apresentam em baixas concentrações, como visto anteriormente.
O vapor d’água também é encontrado na atmosfera terrestre. Ele representa cerca de 4% do volume total e sua concentração diminui à medida que a altitude aumenta. O vapor d’água influencia diretamente nas dinâmicas das temperaturas médias em todo o planeta, já que consegue absorver e emitir calor para atmosfera.
Divisão da atmosfera
Pesquisas mostram que as propriedades da atmosfera variam à medida que nos deslocamos em altitude. Nesse cenário, de acordo com as variações registradas na composição química, densidade, temperatura e movimento dos gases, cientistas dividem a atmosfera em quatro camadas distintas.
Assim, cada camada apresenta regime térmico e composição química específicos. Além disso, existem as chamadas “pausas”, regiões que limitam as camadas e onde ocorrem as variações máximas nas características físicas de cada uma delas.
Explicação:
A atmosfera é composta por diversos gases, como:
Nitrogênio: 71,8%;
Oxigênio: 20,9%;
Argônio: 0,9%;
Dióxido de carbono: 0,04%;
Metano: 0,0002%;
Óxido nitroso: 0,0003%;
Ozônio: 0,000003%.