Os jogos competitivos e cooperativos possuem uma importância inimaginável para o processo de educação das crianças. É com eles que se aprende a lidar com o outro e as próprias limitações, vantagens e desvantagens. Também é por meio deles que se aprende a lidar não só com as próprias frustrações, mas com as próprias vitórias. Neste sentido, através dos jogos cooperativos por exemplo, é possível reconhecer que a verdadeira vitória não está atrelada a derrota de outros, sendo possível desta maneira identificar que o verdadeiro valor está centrado na oportunidade de se autoconhecer mediante suas próprias habilidades e competências e concomitantemente cooperar para que os outros colegas de jogo realizem o mesmo de maneira que todos se beneficiem. Neste contexto, existe uma classificação dos jogos cooperativos. Assinale a alternativa que corresponde a classificação do jogo cooperativo de acordo com a descrição que segue, respectivamente: “Criado para crianças com pouca ou nenhuma participação no desenrolar do jogo, neste sentido, a regra do jogo é adaptada para que seja necessário que todos participem efetivamente da tarefa. Esse tipo de atividade estimula que o mais habilidoso colabore com o menos habilidoso para juntos obterem êxito no que foi proposto.” e “se rompe com a tradição de uma equipe jogar contra a outra, pelo contrário, existe a divisão de equipes e estas equipes incorporam o conceito de trabalho coletivo por um resultado ou objetivo comum a todos e a participação de cada equipe é que contribui para o avanço do jogo e seu término”
Respostas
Resposta: jogos semicooperativos e jogos cooperativos de resultado coletivo
Explicação:
Resposta:
Jogos semicooperativos e Jogos cooperativos de resultado coletivo.
Explicação:
Os Jogos semicooperativos: como você já deve ter notado, em muitos jogos, há crianças com pouca ou nenhuma participação no desenrolar da partida. Os jogos semicooperativos foram criados para que essas crianças participem também. Ou seja, a regra do jogo é adaptada para que seja necessário que todos participem efetivamente da tarefa. Esse tipo de atividade estimula que o mais habilidoso colabore com o menos habilidoso para juntos obterem êxito no que foi proposto. Já os Jogos cooperativos de resultado coletivo: há uma divisão de equipes, porém se rompe com a tradicionalidade de uma equipe jogar contra a outra. Pelo contrário, a participação de cada equipe é que contribui para o avanço do jogo e o seu término. Ao final, todos ganham.
Os Jogos cooperativos sem perdedores: são jogos plenamente cooperativos, pois todos jogam juntos e vencem juntos. Na verdade, o jogo só é vencido se todos colaborarem, e os Jogos cooperativos de inversão: apesar de haver equipes, o jogo é voltado não somente para a vitória, mas para o desenvolvimento e a evolução. É possível, por exemplo, mudar um jogador de equipe. Se um jogador do time fizer gol, ele passa para o outro time.