• Matéria: Pedagogia
  • Autor: joyceclemente1018
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o caso hipotético a seguir:

Bartolomeu é um profissional liberal de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul. Sempre atento aos acontecimentos do mundo, tem o hábito de acompanhar podcasts sobre assuntos contemporâneos e/ou do cotidiano. Em um desses podcasts, ele ficou admirado pelos conceitos defendidos pelo filósofo alemão Jurgen Habermas. Esse filósofo afirma que para a linguagem ser útil às pessoas, ela precisa ser descomplicada, ou seja, sem técnica. Ademais, a língua precisa ser desprovida de ideologias que impedem as pessoas de aperfeiçoarem e construírem um entendimento mútuo. Bartolomeu, que em seu dia a dia possui uma postura de pacificação, ouvindo todos os lados possíveis, acredita que a comunicação não violenta é uma alternativa para uma melhor convivência. Decidido a disseminar as ideias de Habermas, ele compartilhou o podcast com amigos e conhecidos, com o intuito de melhorar o ambiente que o cerca.

Relacionando o estudo de caso ao conteúdo sobre “Linguagem”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Alternativa 1:
O fato em questão ilustra como a comunicação, embora ocupe um papel fundamental na existência humana, é o único agente de resolução de conflitos.

Alternativa 2:
Bartolomeu é a representação de que o verdadeiro conhecimento sobre a comunicação não se manifesta no mundo acadêmico, campo profissional de Habermas.

Alternativa 3:
A relação entre sujeitos, sociedade e comunicação é constituída por uma teia de elementos subjetivos e que estão em constante movimento.

Alternativa 4:
Tanto Bartolomeu, quanto Habermas estão preocupados em silenciar as falas das pessoas que pensam diferente deles.

Alternativa 5:
A comunicação, bem como a linguagem, é uma ferramenta importante, mas que não prescinde da realidade.

Respostas

respondido por: LarissaMoura3
0

A relação do estudo de caso ao conteúdo sobre “Linguagem” está corretamente descrita na alternativa 3: A relação entre sujeitos, sociedade e comunicação é constituída por uma teia de elementos subjetivos e que estão em constante movimento.

A questão aborda o caso hipotético de Bartolomeu, um profissional liberal de uma pequena cidade que se interesse por assuntos contemporâneos. Gosta de estudar sobre o filósofo alemão Jurgen Habermas, que defende que a utilidade da linguagem para as pessoas está relacionada com o fato da mesma ser descomplicada.

Sendo assim, é preciso considerar a correta relação entre sujeitos, sociedade e comunicação. Tal relação é formada por elementos subjetivos interligados e dinâmicos.

Bons estudos!

Perguntas similares