• Matéria: História
  • Autor: karolynevitoria897
  • Perguntado 3 anos atrás

Mas foi a Guerra Hispano-americana de 1898 – que culminou com a “independência” de Cuba, transformada em protetorado, e a incorporação de Porto Rico e das Filipinas como colônias norte-americanas – que levantou a indignação de muitas vozes na América Hispânica. As críticas aos Estados Unidos vinham acompanhadas de uma reflexão sobre a necessidade de união da América Latina e sobre a valorização das particularidades de sua cultura. [...] Na obra do uruguaio José Enrique Rodó, Ariel, publicada em 1900, ecoavam os acontecimentos da intervenção norte-americana na guerra de independência de Cuba. A reação latino-americana “ao perigo ianque” foi ganhando adeptos, tendo em vista a sequência de novas intervenções dos Estados Unidos na América Central e Caribe, inaugurada pelo governo de Theodore Roosevelt, e sua política externa do “big stick' (grande porrrete). PELLEGRINO, Gabriela; PRADO, Maria Ligia. História da América Latina. São Paulo: Contexto, 2014, pp. 97-98.

•Sobre a política do Big Stick, é CORRETO afirmar que:

A) foi uma política externa adotada pelos Estados Unidos para a América Latina, baseada em intervenções nos países latino-americanos a fim de garantir vantagens ao capitalismo estadunidense.

B) foi uma política externa adotada pelos Estados Unidos para a América Latina, preocupado com a expansão da religião protestante nos países latino-americanos.

C) foi uma política de respeito à soberania dos países da América Latina.

D) foi uma política de respeito à soberania dos países da América Latina, e isso pode ser comprovado a partir do processo de independência de Cuba.

E) foi uma política de respeito à soberania dos países da América Latina, e isso pode ser comprovado a partir do processo de independência do Panamá.

me ajudem prfvr :)​

Respostas

respondido por: Anônimo
3

Resposta:

letra e )

Explicação:

espero ter ajudando bons estudos

Perguntas similares