O que foi o Regime do Apartheid?
Porque ocorreu?
Cite exemplos das diferenças existentes na qualidade de vida de brancos e negros no período do Regime.
Respostas
Resposta: 1-O Apartheid foi um regime de segregação racial implementado na África do Sul em 1948 pelo pastor protestante Daniel François Malan — então primeiro-ministro —, e adotado até 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pela minoria branca no poder.
2-A segregação racial na África do Sul teve início ainda no período colonial, mas o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições gerais de 1948. A nova legislação dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor" e "indianos"),segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania, tornando-se legalmente cidadãos de uma das dez pátrias tribais autônomas chamadas de bantustões. Nessa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.
3-De acordo com os líderes do Partido Nacional, a África do Sul não formava uma única nação, mas sim quatro nações composta por quatro grupos raciais distintos: brancos, negros, de cor (mestiços) e indianos. Estes grupos foram divididos em mais de treze "nações" ou federações raciais. Os brancos abrangia todos os falantes de inglês ou africânder; a população negra foi dividida em dez grupos linguísticos.
Logo após sua posse, o novo governo aprovou várias leis que pavimentaram o caminho para o "grande apartheid", centrado em separar as raças em grande escala, através da separação das pessoas em espaços para cada raça. Entre os governos de Malan e Balthazar Johannes Vorster, o regime nacionalista aprovou mais de 300 leis relativas ao apartheid.
Explicação: espero ter ajudado ;)
Explicação:
O apartheid ocorreu em 1948 com a posse do primeiro ministro Daniel François Malan descendente de colonizadores europeus. Os colonizadores europeus dizimaram a população ( grupos tribais indígenas) e tomaram suas terras. Implantaram um preceito religioso cristão que estabelecia a separação como uma forma de defender e preservar as populações tribais de influência dos brancos, em uma ideologia nacionalista que pregava desigualdade e separação racial.
Esse regime de separação racial colocado em execução na África do Sul, dividindo os habitantes em grupos raciais. Os negros eram impedidos de participar da vida política do país, não tinham acesso a propriedade da terras, eram obrigados a viver em zonas residenciais determinadas.O casamento interracial era proibido e uma espécie de passaporte controlava a circulação dos negros no país.