PRECISO PARA HOJE
ME AJUDEM POR FAVOR
Pesquise a respeito de um quilombola reunindo o maior numero de informação possível!
Respostas
Resposta:
Dandara dos Palmares
Explicação:
Dandara (?, ? — Capitania de Pernambuco, 6 de fevereiro de 1694) foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil.[1] Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escrava.[1] Zumbi dos Palmares foi seu marido e com ele teve três Motumbo dos Palmares, Aristogíton dos Palmares, Harmódio dos Palmares. Sua figura é envolta em grande mistério, pois quase não existem dados sobre sua vida e/ou atos.[2]
Dandara dominava técnicas da capoeira e lutou ao lado de homens e mulheres nas muitas batalhas consequentes a ataques a Palmares, estabelecido no século XVII na Serra da Barriga, situada na então Capitania de Pernambuco em região do atual estado de Alagoas.
Além de lutar, participava de atividades cotidianas em Palmares, como a caça e a agricultura. No quilombo era praticada a policultura de alimentos como milho, mandioca, feijão, batata-doce, cana-de-açúcar e banana.
Segundo a narrativa em torno de Dandara, ela teria tido um importante papel no rompimento do marido com seu antecessor, Ganga-Zumba, primeiro grande chefe do Quilombo de Palmares e tio de Zumbi. Em 1678, Ganga-Zumba assinou um tratado de paz com o governo de Pernambuco.
Não se sabe se Dandara nasceu no Brasil ou no continente africano, mas teria se juntado ainda menina ao grupo de negros que desafiaram o sistema colonial escravista por quase um século. Ela participava também da elaboração das estratégias de resistência do quilombo.