Questão 6 O desconto comercial ou desconto bancário) é, em termos gerais, a diferença entre o Valor Nominal e o Valor Líquido (Atual) de um título financeiro, ou seja, D=FV- PV De acordo com a definição de descontos compostos, avalie as afirmações: 1- Desconto é o abatimento a que o devedor faz jus quando antecipa o pagamento de um título de crédito. TI- Desconto Racional (ou por dentro) é calculado sobre o Valor Líquido (Atual) do título e pode ser calculado pela fórmula D. =PV-[(1+i)" – 1] onde i é a taxa de juros contratada en é o número de períodos (dias, semanas, meses anos etc.) HI- No desconto comercial composto, calcula-se o desconto referente ao pagamento antecipado pela fórmula D=FV-i-n , onde i é a taxa de desconto ené o número de períodos de descapitalização. Pode-se afirmar que é correto o que se afirma/m) em: A O III, apenas В. O le ll , apenas C. O lei, apenas D. Olle III, apenas. E. O I. Il e III. apenas.
Respostas
Sobre os tipos de desconto, estão corretas as afirmativas В. l e ll , apenas.
Analisando as afirmativas e justificando, temos:
I - Desconto é o abatimento a que o devedor faz jus quando antecipa o pagamento de um título de crédito.
Correta.
O desconto é um abatimento ao se quitar um título antes do vencimento. Se dá pela diferença entre o valor nominal do título, ou seja, o valor futuro e o valor atual do título.
II - Desconto Racional (ou por dentro) é calculado sobre o Valor Líquido (Atual) do título e pode ser calculado pela fórmula D = PV - [(1+i)^-n – 1] onde i é a taxa de juros contratada e n é o número de períodos (dias, semanas, meses, anos, etc.).
Correta.
Esta é a definição e a fórmula para o desconto racional composto.
III - No desconto comercial composto, calcula-se o desconto referente ao pagamento antecipado pela fórmula D = FV - i - n , onde i é a taxa de desconto e n é o número de períodos de descapitalização.
Incorreta.
O desconto comercial composto é similar ao cálculo dos juros compostos, onde se substitui o valor principal pelo valor nominal (N) do título. Sua fórmula é, portanto: A = N(1−i)^n