• Matéria: História
  • Autor: joelmalacerda74
  • Perguntado 3 anos atrás

01)de que forma foram escolhidos os três regentes, para administrar o Brasil após a renuncia de D.Pedrol,em 1831?
02)quem foi o mais poderoso da Regência Trina Permanente, no Primeiro Império brasileiro?
03)em qual período da história política do Brasil, ocorreu a primeira eleição para escolha de um chefe de governo?
04) quais foram as principais rebeliões, que ocorram no Brasil, durante o período regencial?
05)a Cabanagem (1835-1840), ocorreu em qual região brasileira?
06)que foi o líder do movimento Guerra dos Farrapos, ocorrida no Sul do Brasil?
07)quais foram as duas revoltas ocorridas no Estado da Bahia entre os anos de 1835-1838?
08)a Balaiada foi uma revolta popular, que ocorreu entre os anos 1838 a 1841,em quais Estados brasileiros?
09)por que a revolta ocorrida no período (1838-1841), recebeu o nome de balaiada?
10)quais foram os fatores que contribuiram para a estabilidade do governo central e a unidade do Império brasileiro?
11)quais foram os grandes partidos politicos do Império brasileiro?
12)como ficou conhecido o episódio que D.Pedroll, aclamado Imperador do Brasil, em julho de 1940?
13)por qual motivo os partidos Liberal e Conservador do Brasil tinham interesses semelhantes?
14) quando os líderes da Revolução Praieira ocorrida em Pernambuco, redigiram o manifesto ao mundo?
15)qual produto foi a base da economia no segundo Império brasileiro?
16)quais produtos eram exportados no Segundo Império brasileiro, além do café?
17)qual foi o principal motivo que levou a Inglaterra a pressionar o Brasil, para acabar com tráfico de africanos?
18)a Lei Bill Aberdeen, foi criada por qual país em 1845?
19)quais foram os quatro países, que se envolveram na Guerra do Paraguai?
20)como se denominou o grupo formado por Brasil, Argentina e Uruguai, na Guerra do Paraguai?​

Respostas

respondido por: Rihanna88
0
1-Para ocupá-la, foram escolhidos os senadores Nicolau de Campos Vergueiro e José Joaquim de Campos e o brigadeiro Francisco de Lima e Silva. Ao fim do mandado provisório, o Parlamento estabeleceu a Regência Trina Permanente. Foi composta por José da Costa Carvalho, Bráulio Muniz e pelo brigadeiro Lima e Silva.

2-Figura de destaque nessa Regência foi o padre Diogo Antônio Feijó, nomeado Ministro da Justiça, cargo que assumiu sob a condição de que lhe garantissem grande autonomia de ação.

3-As eleições efetuaram-se em 25 de fevereiro de 1891.Apesar de Deodoro ter vencido a eleição, para vice foi eleito Floriano Peixoto, e assim, o governo ficou com um representante da situação (Deodoro) e um da oposição (Floriano), mesmo sendo a oposição maior, o que levou a renúncia de Deodoro oito meses depois.

4-Elas são 5: Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha – ocorreu na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul entre 1835 e 1845. Revolta dos Malês – ocorreu na Província da Bahia em 1835. Sabinada – ocorreu na Província da Bahia entre 1837 e 1838.

5-Cabanagem, Cabanada ou Guerra dos Cabanos foi uma revolta ocorrida entre 1835 a 1840 na antiga província do Grão-Pará (atualmente Pará, Amazonas, Amapá, Roraima e Rondônia).

6-A Guerra dos Farrapos teve como líder o estancieiro Bento Gonçalves, que, inclusive, foi o presidente da República Rio-Grandense por algum tempo.

7-Sabinada: foi uma rebelião de caráter separatista que desejava implantar uma república na Bahia. Aconteceu entre 1837 e 1838. Revolta dos Malês: foi uma rebelião de escravos que aconteceu em Salvador em 1835.

8-A Balaiada foi uma revolta que eclodiu na província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841. Recebeu esse nome devido ao apelido de uma das principais lideranças do movimento, Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, o "Balaio" (cestos, objetos que ele fazia).

9-A revolta tomou o nome de Balaiada pois Balaio era o apelido de um de seus principais líderes, Manuel Francisco dos Anjos Ferreira. Ele era um fabricante de balaios, e fora vítima da violência policial, que havia violentado uma de suas filhas, sem que houvesse punição nenhuma.

10-O período também coincidiu com uma época de grande progresso e estabilidade econômica e social sem precedentes no Império do Brasil, durante a qual a nação conseguiu crescer internamente e alcançar um lugar de destaque como potência emergente no cenário internacional.

11-Data desse turbulento período, marcado por diversas revoltas ocorridas no território nacional, a formação das primeiras organizações que posteriormente se constituiriam como os principais partidos políticos do Império: o Partido Liberal e o Partido Conservador. Após a abdicação de d.

12-Há 175 anos, o Senado tomou uma medida para conter as muitas revoltas no Período Regencial brasileiro. Esse ato ficou conhecido como “Golpe da Maioridade”, que declarou Pedro II apto a governar com apenas 14 anos.

13-Os conservadores apostavam num poder central forte, enquanto os liberais defendiam a autonomia das províncias e valorizavam a representação nacional (deputados eleitos).

14-Os pernambucanos também estavam insatisfeitos com a falta de autonomia política das províncias e concentração de poder nas mãos da monarquia. Em 1 de janeiro de 1849, divulgam o Manifesto ao Mundo. Neste documento, os praieiros reivindicavam: - Independência dos poderes e fim do poder Moderador.

15-Na economia, o café estabeleceu-se como nosso principal produto, e, entre 1840 e 1860, aconteceu um período de prosperidade conhecido como Era Mauá.

16-No segundo reinado, exportava-se açúcar, tabaco, algodão e cacau mas em pequena escala. O café tornou-se o principal produto agrícola de exportação do país. Superou todos os demais produtos citados e deu início à industrialização no país.

17-Os interesses do Governo da Inglaterra em relação à extinção do tráfico negreiro intercontinental estiveram presentes no Brasil desde a instalação da Corte portuguesa no Rio de Janeiro. A princípio a Inglaterra agiu buscando restringir as áreas de atuação do tráfico que entendia ser ilícito.

18-Bill Aberdeen refere-se a uma lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845 e que concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros.

19-Foi travada entre o Paraguai e a Tríplice Aliança, composta pelo Império do Brasil, Argentina e Uruguai,É também chamada Guerra da Tríplice Aliança, na Argentina e no Uruguai, e de Guerra Grande, Guerra Contra a Tríplice Aliança e Guerra-Guaçu no Paraguai.

20-A guerra do Paraguai foi um conflito armado que envolveu os países Paraguai, Uruguai, Brasil e Argentina em 6 anos de luta por motivos de disputas territoriais. A guerra, considerada a maior da América do Sul, teve início em março de 1864 e só acabou no final de 1870.

Espero Ter Ajudado!!!❤️
Perguntas similares