1 - Identifique as orações abaixo, usando próclise, mesóclise ou ênclise: a) Não me arrependo de nada. b) Contar-te-ei um grande segredo. c) Hoje lhe contaram vários segredos. d) As pessoas que telefonaram, não lhe deixaram recado. e) Devo-lhe um grande favor f) Preparar-lhe-emos uma surpresa inesquecível g) Quanto lhe devo por este pedido?
Respostas
Resposta:
a) próclise
b)mesóclise
c) próclise
d) próclise
e)enclise
f)mesóclise
g)enclise
Explicação:
varia de acordo com a posição do pronome.
antes do verbo: próclise
depois do verbo: ênclise
no meio do verbo: mesóclise
PRÓCLISE: é obrigatória quando:
- a estrutura da frase formar uma frase optativa (ex: Bons ventos o levem! Deus te guie!). olha a posição do pronome em relação ao verbo.
- no enunciado tivermos a preposição EM + GERUNDIO (ex: em SE tratando de qualidade, esse é melhor.)
-quando na construção do enunciado há palavras atrativas, que atraem o pronome obliquo pra perto delas, sendo elas: palavras negativas; pronomes interrogativos; pronomes demonstrativos; pronomes indefinidos; pronomes relativos; conjunções subordinativas; advérbios ou locuçoes adverbiais.
MESÓCLISE: é obrigatória quando o verbo inicia o enunciado e está mo futuro do presente ou no futuro do pretérito OU na construção do enunciado não ha nada que obrigue próclise.
ÊNCLISE: obrigatória quanto o verbo iniciar o enunciado
obs: a colocaão pronominal é OPCIONAL entre próclise e ênclise QUANDO: o verbo não inicia a oração e não há palavras atrativas.