Respostas
Resposta:A vegetação da região Sul é variada, com matas de araucária (pinhais) nos planaltos, e os campos nos pampas.
A mata dos pinhais ou de araucária cobria vastas áreas da região sudeste e era formada também por outras espécies como imbuia, cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc.
Com o desmatamento para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar à prática da agricultura, o pouco que sobrou foi transformado em áreas de preservação ambiental.
O solo de trechos da Campanha Gaúcha, que vem sendo utilizado para criação de gado desde o século XVIII, sofre com a erosão e a degradação, especificamente no município de Alegrete, com 200 hectares degradados, formando hoje o Areal de São João, considerado o maior da região, além de outros areais que se formam nos municípios de São Francisco de Assis, Cacequi, Itaqui, e Quarai.
A região é ocupada também por uma grande extensão de campos. Os campos dos planaltos, que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do sul, e os campos da Campanha Gaúcha ou Pampa, que aparecem com uma camada de erva rasteira.
espero ter te ajudado meu bem !!!!
Ass: Ana clara leite !!!!!
Resposta:
Quando as pessoas se referem à vegetação do sul do Brasil, é frequente ter na memória a Mata de Araucárias e Floresta dos Pinhais e o grande pampa gaúcho, formações vegetais típicas que aparecem na região, que tem a Mata Subtropical como origem, apesar de não existirem somente lá.[1]