• Matéria: Português
  • Autor: sophiaju
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Leia o texto de abertura de uma petição publicada em um site. Ela diz respeito ao exame de ingresso na Universidade de São Paulo, chamado Fuvest. Somos a Lena, Alice e Luzia, do coletivo feminista Eu não sou uma Gracinha, organizado pelas alunas da Escola Gracinha. Nós e nossas colegas estamos entre o Ensino Fundamental II e Ensino Médio e logo entraremos em fase de vestibular. Por isso, ao ler a lista de livros obrigatórios da Fuvest, ficamos impressionadas com a falta de valorização das escritoras mulheres: de 9 livros, há apenas 1 livro escrito por uma mulher para os próximos 3 anos de vestibular. Queremos que a escolha dos autores dos livros adotados seja mais representativa e igualitária na questão de gênero, pois desconsiderar as autoras mulheres é reforçar a desvalorização que a classe já sofre em todos os âmbitos, inclusive (e principalmente) no intelectual. [...] [...] Fuvest, por favor, escute nosso pedido e repense a lista de livros obrigatórios para prestar o vestibular. Disponível em: . Acesso em: 22 abr. 2020. a) Explique por que o nome do coletivo de alunas é um trocadilho. b) A petição apresenta argumentos para justificar o pedido feito à instituição? Explique sua resposta. c) Que tipo de circunstância a oração “ao ler a lista de livros obrigatórios da Fuvest” acrescenta ao conteúdo do terceiro período? Reescreva a oração empregando uma oração desenvolvida de mesmo valor. d) No trecho “que a classe já sofre em todos os âmbitos, inclusive (e principalmente) no intelectual”, qual é a função argumentativa das palavras destacadas? e) Reescreva esse trecho, transformando a oração desenvolvida em reduzida. Há alguma vantagem na alteração? Explique sua resposta​

Respostas

respondido por: calibrer12
0

Resposta:

da pra ser mais específica

Explicação:

não entendi e muito testo pra isso você te que ler


pingosilva002: ????
respondido por: jalves26
9

a) O trocadilho ocorre porque o nome do coletivo contém o termo Gracinha, que pode se referir à comunidade escolar Gracinha ou ao aspecto encantador e gracioso das meninas.

b) Sim, os argumentos apresentados são:

  • a falta de valorização das escritoras mulheres (há apenas 1 escritora mulher entre 9 escritores);
  • a falta de igualdade e representativa de gênero reforça a desvalorização que as mulheres sofrem na sociedade.

c) Essa acrescenta circunstância de tempo.

Reescrita, empregando oração desenvolvida: "Depois que lemos a lista de livros obrigatórios da Fuvest, ficamos impressionadas com a falta de valorização das escritoras mulheres".

d) A função argumentativa é indicar que as mulheres sofrem desvalorização em vários âmbitos, mas isso ocorre mais intensamente no âmbito intelectual.

e) Transformação da oração desenvolvida em oração reduzida:

"[...] reforçar a desvalorização já sofrida por essa classe em todos os âmbitos, inclusive (e principalmente) no intelectual."

A vantagem é evitar a repetição da palavra "que" e deixar a leitura do texto mais fluida.

Orações reduzidas

Empregar orações reduzidas pode dar efeito de concisão a um texto. É um recurso útil quando o parágrafo é longo e tem várias orações encadeadas e se quer evitar repetição de conjunções integrantes.

Mais sobre orações reduzidas em:

https://brainly.com.br/tarefa/780507

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares