MINEIROS NÃO DIZEM EU TE AMO Cris Mendonça Mineiros não dizem "eu te amo", fazem café fresquinho e assam pão de queijo! Para os nascidos nas Terras Gerais', palavras nem sempre expressam a verdade de um coração, mas quitanda e prosa boa são declarações de afeto Genuíno. E enquanto a chuva cai sobre o mundo lá fora e as dores apertam o peito aqui dentro, na casa do mineiro a fumaça do bule baila feito criança no teto da cozinha. No forno, os pãezinhos assam, dourando sem pressa a casquinha que ficará crocante. A avó busca o forro bordado à mão, guardado na velha caixa de madeira, e o coloca sobre a mesa. De repente, a xícara cor de âmbar é recheada até a beirada com o líquido preto. Café bom é escuro e adoçado com disciplina! Os pãezinhos de queijo, ainda quentes, são servidos no prato de ágata, ao lado do bolo de fubá, feito com generosidade, O barro lá fora não incomoda, os pardais encharcados também não! Na cozinha, entre cafés e quitandas, esticam-se as palavras no ritmo de um novelo de algodão na velha máquina de fiar. Enquanto isso, as mãos enrugadas passam e repassam os dedos sobre o forro, sentindo assim, as nervuras das linhas vermelhas dos bordados. Chama-se a Deus para os males que parecem não ter remédio, faz cara de espanto para as modernidades, reclama-se dos mandruvás que comeram as folhas das hortas.'Rememora-se os mortos com uma pontinha de tristeza e muita saudade! Permanecem assim, dizendo eu te amo, silenciosamente. Eu te amo no bolo feito com capricho, no queijo guardado para fazer o seu pão, no forro da mesa guardado para horas especiais e no cats coado na hora para encher a casa com o perfume da gratidão. + para gripe com folha de canela e açúcar, no uai dito para perguntas e a que tudo se define... Nas palavras comidas pelas beiradas, mas mineiros não dizem "eu te amo", porque amar é verbo de se benzer!
1) a qual tipo de variação linguística se refere o texto mineiros não dizem eu te amo?
2) o que é altura quer dizer com o título do texto?
3) identifique no texto as principais ações que de acordo com a autora significa o eu te amo dos mineiros?
4) de acordo com o texto o que quer dizer terras gerais?
5) identifique no texto expressões específicas do dialeto mineiro?
6) identifique no texto expressões da forma padrão da língua portuguesa?
7) E você como diz "eu te amo sem usar palavras"
Pf me ajudem
Respostas
1) Trata-se da variação linguística regional o fato de os mineiros não dizerem eu te amo, assim como consta no texto "Mineiros não dizem eu te amo" de Cris Mendonça.
Esse tipo de variação linguística corresponde ao estilo de vida da maioria dos mineiros, ou seja, é algo natural do seu lugar de nascença e vivência, por isso, a autora tende a fazer generalizações, pois independente do lugar de Minas Gerais é possível que os mineiros se expressem desse modo.
2) A autora Cris Mendonça expõe no título do seu texto os hábitos dos mineiros quanto à expressão dos seus sentimentos, já que, eles não diriam eu te amo, e sim expressariam esse sentimento por meio de ações afetuosas e generosas.
3) Segundo o texto, as principais ações feitas pelos mineiros que significam o sentimento de amor são vistas no ato de cozinhar, sobretudo de fazer café, bolos e pães de queijo.
4) As terras gerais são as terras do estado de Minas Gerais. Muitos mineiros ou pessoas de diferentes estados utilizam diferentes nomeações para se referir a esse estado, como apenas Minas.
5) "Uai" e "comer pelas beiradas" são as expressões típicas do dialeto mineiro encontradas no texto.
Seguem mais exemplos de expressões e gírias típicas mineiras:
- Trem bão demais (algo muito gostoso);
- Rapa do tacho (resto de alguma coisa;
- Cascar fora (deixar algum ambiente).
6) O texto "Mineiros não dizem eu te amo" é escrito em respeito às normas cultas da língua portuguesa, apresentando exemplos esporádicos de expressões típicas mineiras.
Seguem alguns exemplos retirados do texto de expressões e frases escritas na forma padrão da língua portuguesa:
- Chama-se a Deus para os males que parecem não ter remédio;
- Reclama-se dos mandruvás que comeram as folhas das hortas;
- Permanecem assim, dizendo eu te amo, silenciosamente.
7) Dizer eu te amo sem usar palavras é um hábito de muitas pessoas que preferem agradar aos amigos e familiares com demonstrações de sentimentos que exprimem amor.
São exemplos de ações:
- Dar presentes em datas especiais e aniversários;
- Mandar mensagens rotineiramente;
- Fazer visitas e combinar passeios.
A cultura de afeto do estado de Minas Gerais
Por fim, é possível afirmar que no estado de Minas Gerais as manifestações de afeto são vivenciadas essencialmente através de hábitos culinários e artesanais que reúnem a família e a comunidade.
Mais sobre a cultura do estado de Minas Gerais: https://brainly.com.br/tarefa/35033264
Mais sobre as variações linguísticas: https://brainly.com.br/tarefa/25617416