Leia o excerto a seguir.
“A gestão de riscos se tornou parte relevante das atividades empresariais e fez com que a contabilidade tivesse que desenvolver mecanismos para que essa realidade fosse retratada de maneira mais adequada. Isso porque o uso de derivativos para a proteção gera, normalmente, uma situação em que a empresa passa a ter um direito ou obrigação sem contrapartida relevante de investimento ou recebimento presente, mas que tem alto potencial de impacto nos resultados futuros”.
GALDI, F. C.; BARRETO, E.; FLORES, E. Contabilidade de instrumentos financeiros: IFRS 9 - CPC 48. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2018, p. 159.
Considerando o excerto apresentado, sobre a contabilidade de hedge e os seus respectivos tipos de proteção, analise as afirmativas a seguir.
I. Hedge de valor justo é um tipo de proteção.
II. Hedge de fluxo de caixa é um tipo de proteção.
III. Hedge de custo de oportunidade do capital é um tipo de proteção.
IV. Hedge de valor justo ou hedge de fluxo de caixa é um tipo de proteção.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
Respostas
Sobre a contabilidade de hedge temos que as afirmativas I, II e IV, apenas, alternativa II)
A contabilidade de Hedge trata-se de um instrumento utilizado na gestão e proteção de riscos financeiros, é através dele que temos a aplicação de regras específicas na contabilidade e com isso é possível reduzir a instabilidade dos resultados contábeis sobre um negócio.
A contabilidade de hedge representa a função de proteger a organização de riscos sobre as informações contábeis da organização por conta da adoção de instrumentos financeiros responsáveis por compensar as alterações e as variáveis da instabilidade de informações contábeis.
Bons estudos!
Resposta: I, II e IV, apenas.
Explicação:
Resposta correta. A alternativa está correta, pois os três tipos de proteção são: hedge de valor justo, hedge de fluxo de caixa e, nos casos de hedge de risco de moeda estrangeira de compromisso firme, o CPC 48 destaca que pode ser contabilizado como hedge de valor justo ou hedge de fluxo de caixa.