Um sistema de informação pode atender a diferentes áreas funcionais em uma empresa. Quanto mais áreas ele atender, maior será a possibilidade de acompanhar as diversas atividades que ocorrem no nível operacional, permitindo que as decisões sejam tomadas com base em um contexto mais amplo de informações.
Analise o seguinte cenário: (FOTO ABAIXO)
Descrição da imagem não disponívelDiante do exposto, qual sistema você escolheria para planejar e controlar os processos produtivos da empresa?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
O SIG, na área de produção, tem papel fundamental no planejamento e no controle dos processos de produção, pois consegue planejar e prever as necessidades de produção; monitorar e controlar o estoque e acompanhar os processos de produção; e fazer o gerenciamento de matéria-prima, equipamentos, pessoal, instruções/especificações e instalações onde ocorre a produção.
Dessa forma, o indicado seria adquirir um ERP (sistemas integrados de gestão, ou Enterprise Resource Planning), que inclui os quatro subsistemas: projeto e engenharia (sistema que permite aos projetistas realizar a prototipagem virtual utilizando as ferramentas CAD ou CAE); planejamento e escalonamento da produção (sistema utilizado para projetar os processos de produção e aquisição de materiais; alocação de materiais e máquinas industriais; planejamento de mão de obra, controlando e otimizando o trabalho e as cargas de trabalho no processo produtivo por meio do sistema MRP); controle de processos (sistemas de controle industrial [PCS] que automatizam os processos produtivos por meio da aquisição de dados e do controle da linha de produção durante o processo produtivo).
Podem ser utilizados os sistemas CLPs, SCDs, SACDA e gestão da qualidade (sistema que gerencia aspectos relacionados à qualidade, como controle da qualidade, otimização de processos, rastreabilidade, monitoramento de lotes, análise de falhas e conformidade aos padrões, por meio dos QIS).
Explicação: