Pesquise e explique por que, na concepção de Estado totalitário (no caso, o nazismo), o
preconceito étnico foi um dos pilares dos ideais antidemocráticos.
Respostas
Resposta:
O totalitarismo refere-se a um regime político que teve sua vigência em alguns países europeus no século XX. Nesse modo de organização política, o Estado exerce o controle total da vida pública e privada, propagando um forte espírito nacionalista. Os líderes totalitários centralizam em suas mãos toda forma de atuação estatal, utilizando-se da força militar como aliada ao alcance de seus objetivos.
Na Europa do século XX, observamos cinco exemplos de regimes totalitários, que são: o fascismo, na Itália; o nazismo, na Alemanha; o stalinismo, na antiga União Soviética; a ditadura de Salazar, em Portugal; e a ditadura de Franco, na Espanha. Para saber mais sobre eles, leia Regimes totalitários: características, na Europa e no Brasil.
Na concepção de Estado totalitário, o preconceito étnico foi um dos pilares para os ideais antidemocráticos porque era ele que gerava os genocídios, com o ódio cego sobre os indivíduos que são de etnias diferentes.
É isso que podemos observar em movimentos totalitários extremamente conhecidos e que causaram a morte de milhões de pessoas na Europa, que foram o nazismo e o fascismo, tendo iniciado na Alemanha e na Itália, respectivamente.
A crença de que existem etnias inferiores é que foi a grande causadora do extermínio em massa na Europa durante o século XX.
Veja questão relacionada em:
https://brainly.com.br/tarefa/245347