Somos influenciados e modificados o tempo todo pelo que experimentamos. O que comemos, o que respiramos, o clima, tudo isso influencia nossa saúde e o funcionamento do nosso corpo. Mas são coisas, e com as coisas temos uma relação Eu-Isto. Isto (uma coisa) pode me influenciar, mas eu não influencio isto. Com as pessoas, a experiência é de influência mútua. Parece que entramos no mundo interior do outro e modificamos esse mundo. Nossas fronteiras estão sempre em movimento e se alteram o tempo todo: o relacionamento com os outros parece definir, em parte, quem e o que somos. Daí a importância de tratar de ser amigo e ter amigos ao elaborar um Projeto de Vida. Após a leitura da tirinha e do enunciado acima, o que você conseguiu entender sobre a temática abordada?
Respostas
respondido por:
1
Resposta: entendo o que foi dito e deixo algumas contribuições
Explicação: acredito que para entrar no mundo do outro duas coisas são fundamentais: empatia e o quanto o outro mostra-se aberto e comprometido com o processo de mudança.
Se um indivíduo não deseja mudar alguma situação, não aceita ajuda profissional, ou de amigos... o processo de mudança ñ acontece.
Na condição de profissional temos recursos para explicar isso ao indivíduo e respeitar sua decisão.
Na condição de familiar ou amigo, se não podemos "mudar" uma pessoa, então somos nós que precisamos "trocar nossas lentes", mudar nossa forma de olhar a situação, para evitar sofrimentos e frustrações.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás