O Centro de Atenção de Psicossocial (CAPS) é um programa do Ministério da Saúde, de caráter aberto e comunitário, com equipes multiprofissionais que realizam atendimento a usuários com transtornos mentais e pessoas usuárias de crack, álcool ou outras drogas. Regulamentados pela Portaria nº 336/2002, os CAPS são organizados em cinco modalidades. Com relação aos diferentes CAPS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) CAPS I são centros de menor porte, com equipes de no mínimo 9 profissionais, atendendo adultos com transtornos mentais severos e persistentes, e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
( ) CAPS II é o maior porte de rede CAPS, com cobertura aos municípios com mais de 200.000 habitantes, funcionando 24h por dia com uma equipe de 12 profissionais.
( ) CAPSi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais, funcionando de segunda a sexta-feira com uma equipe profissional de no mínimo 11 profissionais.
( ) CAPad tem atendimento especializado a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas, funciona de segunda a sexta-feira com uma equipe mínima de 13 profissionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V - F - F - F.
B) V - F - V - V.
C) F - F - V - V.
D) F - V - F - V.
Respostas
Resposta:
Letra B correta
Explicação:
CAPS 1 - - centros de menor porte;- demandas de saúde mental em municípios com população entre 20.000 e 50.000 habitantes;- equipe mínima de 9 profissionais, entre profissionais de nível médio e nível superior;- clientela: adultos com transtornos mentais severos e persistentes e transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas; - funcionam cinco dias úteis da semana e têm capacidade para o acompanhamento de cerca de 240 pessoas por mês.
CAPS 2- - serviços de médio porte;- cobertura a municípios com mais de 50.000 habitantes;- clientela de adultos com transtornos mentais severos e persistentes;- equipe mínima de 12 profissionais, entre profissionais de nível médio e nível superior e capacidade para o acompanhamento de cerca de 360 pessoas por mês;- funcionam durante os cinco dias úteis da semana.
CAPS 3- - maior porte da rede CAPS;- cobertura aos municípios com mais de 200.000 habitantes;- serviços de grande complexidade, uma vez que funcionam durante 24 horas em todos os dias da semana e em feriados;- máximo cinco leitos, o CAPS III realiza, quando necessário, acolhimento noturno (internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 dias);- equipe mínima para estes serviços deve contar com 16 profissionais, entre os profissionais de nível médio e superior, além de equipe noturna e de f inal de semana; - estes serviços têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 450 pessoas por mês.
CAPSi - - atendimento de crianças e adolescentes com transtornos mentais; - demanda em saúde mental em municípios com mais de 200.000 habitantes; - cinco dias úteis da semana e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 180 crianças e adolescentes por mês;- equipe mínima para estes serviços é de 11 profissionais de nível médio e superior.
CAPSad- - especializados no atendimento de pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas;- previstos para cidades com mais de 200.000 habitantes, ou que, por sua localização geográfica (municípios de fronteira, ou parte de rota de tráfico de drogas) ou cenários epidemiológicos importantes; - funcionam cinco dias úteis da semana e têm capacidade para realizar o acompanhamento de cerca de 240 pessoas por mês;- equipe mínima composta por 13 profissionais de nível médio e superior.