2. Não é tarefa fácil falar do mundo árabe e islâmico. Trata-se de uma série longa de países que se enquadram sob aquela designação, apresentando todos eles características muito peculiares. Desde os inicios do islamismo até aos nossos dias foram bastante complexas as circunstâncias e os condicionalismos que determinaram a fisionomia de cada país ou região desse vasto mundo, pelo que se torna atualmente embaraçoso estabelecer um quadro único que se possa aplicar a todos eles. RODRIGUES, Manuel Augusto. Noção e defesa: o mundo árabe e Islamico, Brasília: Instituto da Defesa Nacional, 1980. Considerando os seus conhecimentos, assinale a alternativa que compara corretamente os conceitos de mundo árabe e mundo islâmico
a) O mundo islâmico envolve um número bem maior de países do que o mundo árabe.
b) O mundo árabe reúne os países islâmicos xiitas, enquanto o mundo islâmico envolve os países sunitas.
c) O mundo islâmico faz parte do mundo árabe, pois todos os muçulmanos são árabes.
d) A maioria dos habitantes do mundo árabe, na verdade, não faz parte do chamado mundo islâmico, já que a maioria dos árabes não é muçulmana.
e) Alguns dos países mais importantes do mundo árabe, como o Irã e a Turquia, não integram o chamado mundo islâmico, pois são habitados por outras nações.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
A
Explicação: O chamado "mundo islâmico" integra os países onde o Islamismo é a religião predominante da população, incluindo nações do norte da África, todo Oriente Médio (exceção de Israel), Indonésia e Malásia. Os árabes são os povos da Península Arábica, composta pela Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos e Qatar.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás