Sobre o Império Bizantino, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Para os bizantinos, a auto¬ridade do imperador provinha de Deus, por isso diz-se que o Império Bizantino era uma teocracia - do grego theos (Deus), kratos (poder).
B) Era o patriarca bizantino quem escolhia o imperador, o cargo mais alto na política bizantina. O patriarca aconselhava o imperador, auxiliava-o a governar e, depois dele, era o homem mais poderoso do Império.
C) Para cobrir os gastos com a guerra e a manutenção dos novos territórios, o imperador passou a aumentar cada vez mais os impostos, o que provocou forte descontentamento e revolta.
D) No Império Bizantino, os ícones (imagens pintadas e esculpidas de Cristo, da Virgem e dos santos) eram muito populares e serviam como estímulo à devoção.
Respostas
A alternativa INCORRETA sobre o Império Bizantino é a alternativa B.
A) CORRETO - Para os bizantinos, a autoridade do imperador provinha de Deus, por isso diz-se que o Império Bizantino era uma teocracia - do grego theos (Deus), kratos (poder).
B) INCORRETO - Era o patriarca bizantino quem escolhia o imperador, o cargo mais alto na política bizantina. O patriarca aconselhava o imperador, auxiliava-o a governar e, depois dele, era o homem mais poderoso do Império.
Era o Imperador quem escolhia o Patriarca, cujo cargo era o mais alto na Igreja Bizantina e o segundo homem depois dele. O Patriarca auxiliava e aconselhava o Imperador a governar o Império.
C) CORRETO - Para cobrir os gastos com a guerra e a manutenção dos novos territórios, o imperador passou a aumentar cada vez mais os impostos, o que provocou forte descontentamento e revolta.
D) CORRETO - No Império Bizantino, os ícones (imagens pintadas e esculpidas de Cristo, da Virgem e dos santos) eram muito populares e serviam como estímulo à devoção.
Bons estudos!