As teorias de transição e as descobertas da experiência de Hawthorne abriram caminho para o estudo do comportamento humano nas organizações. Um aspecto importante, que assume cada vez mais relevância no âmbito organizacional e para a formação de gestores e líderes, é a motivação, que se refere à ação e às forças internas e externas que influenciam a escolha de ação de um indivíduo.
Dentre as diversas teorias da motivação existentes, a mais conhecida é a teoria da hierarquia das necessidades, de Abraham Maslow. Sobre este tema, assinale a alternativa correta que representa esta teoria:
Alternativas
Alternativa 1:
Necessidades não satisfeitas podem estar em qualquer nível ao mesmo tempo.
Alternativa 2:
Fatores de higiene dificilmente e raramente atuam como motivadores para as ações e atitudes dos trabalhadores.
Alternativa 3:
As necessidades de crescimento estão na base da pirâmide, sendo as mais urgentes, enquanto as de sobrevivência se encontram no topo.
Alternativa 4:
As necessidades devem ser alcançadas em ordem hierárquica, ou seja, conforme as necessidades mais imediatas são satisfeitas, as pessoas buscam aquelas que estejam na sequência.
Alternativa 5:
As pessoas, por natureza, gostam do trabalho, querem fazer o melhor e são motivadas pelo autocontrole e autodesenvolvimento.
Respostas
Resposta:
Alternativa 4:
As necessidades devem ser alcançadas em ordem hierárquica, ou seja, conforme as necessidades mais imediatas são satisfeitas, as pessoas buscam aquelas que estejam na sequência.
Explicação:
Livro pág 74/75 conceitos da administração e ética empresarial Unicesumar
Resposta:
alternativa 4
Explicação:
A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas pessoas, ou até mesmo nenhuma, buscam reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.