Respostas
Resposta:
Ética na política
10 ideias para combater a corrupção
Especialistas apresentam propostas para reduzir o desvio de dinheiro público
Enraizado na sociedade brasileira, a corrupção é hoje um câncer que se dissemina praticamente por todas as esferas de poder, em especial as instituições públicas. Malefício que vem de longe a história da vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 já mostrava isso com as gastanças exageradas e privilégios aos apaniguados da Corte , a corrupção só ganhou força, chegando hoje a níveis intolerantes, tamanha a desfaçatez com que agem os adeptos da Lei de Gerson.
Os exemplos desse quadro sombrio gerado pela corrupção são inúmeros e praticamente não passa um dia sequer sem que um fato dessa ordem apareça nas manchetes dos noticiários dos jornais e tevês. Como regra perversa, os conchavos e acordos em prol de interesses espúrios acabam se sobrepondo aos princípios da ética e da legalidade, ganhando até como incentivo o sentimento de impunidade que acaba prevalecendo na maioria dos casos.
Há duas semanas, o senador pernambucano Jarbas Vasconcelos concedeu à revista Veja uma explosiva entrevista com duras críticas ao seu próprio partido, o PMDB, qualificando-o sem meias palavras de corrupto. A grave acusação deveria merecer pronta explicação dos caciques peemedebistas, que, ao contrário, adotaram o silêncio como tática, convictos de que o correr dos dias se encarregará de tornar as denúncias, como em tantos outros casos, meras palavras que tendem ao esquecimento.
Até quando é possível conviver com essa realidade? A sociedade brasileira não pode perder a capacidade de se indignar com fatos e comportamentos dessa natureza e de cobrar providências das autioridades. A esperança é de que um dia instituições e homens públicos se pautem unicamente pelo interesse coletivo e não façam dos cargos mero subterfúgio para se locupletarem.
Relembre os últimos escândalos de corrupção no Brasil e no Paraná
Veja também
Corrupto desde o nascimento
Vinte anos após o retorno das eleições diretas para presidente, o Brasil ainda permanece distante de se livrar do principal inimigo do fortalecimento da democracia: a corrupção. O tema rouba a cena política de 2009, das obscuras compras de castelos e mansões aos confrontos éticos do maior partido do país, o PMDB, passando pelo polêmico retorno do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PTB-AL) ao círculo de poder de Brasília.
Para debater propostas sobre os principais motivos que levam à corrupção e como combatê-la, a Gazeta do Povo compilou pesquisas nacionais e internacionais e ouviu especialistas no assunto entre advogados, historiadores, escritores, cientistas políticos e representantes de organizações não-governamentais (ONGs). Eles levantaram 10 pontos fundamentais para enfrentar o problema.
Na opinião da maioria, a corrupção é algo entranhado nas estruturas de poder desde o início da colonização portuguesa e que só vai acabar com o envolvimento generalizado da sociedade. "Estamos falando de uma cruzada cívica", resume o presidente da Comissão Especial de Combate à Corrupção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Amauri Serralvo.
1. Mudar as leis, que são permissivas
2. Reduzir o número de cargos comissionados
3. Melhorar o controle público
4. Mudar o sistema de emendas individuais
5. Aumentar a transparência no poder público
6. Agilizar a Justiça
7. Dar mais transparência ao financiamento das campanhas eleitorais
8. Simplificar o sistema tributário
9. Deixar o "jeitinho brasileiro" de lado
10. Estimular a participação do brasileiro na política