• Matéria: História
  • Autor: marlonmarchiori73
  • Perguntado 3 anos atrás

8-(PUC-MG) Sobre a Revolução em Cuba, todas as alternativas são corretas, EXCETO:
a) A Revolução promoveu a reforma agrária e a coletivização da economia, uma campanha de alfabetização ampla e a preocupação para o despertar político na formação dos novos cidadãos, assim considerados pela Revolução.
b) A independência de Cuba do jugo espanhol, em 1898, não garantiu a autonomia. Os Estados Unidos mantinham sua intervenção na própria constituição cubana por meio da Emenda Platt.
c) Nos anos 1940 e 1950, o crescimento econômico levou Cuba a tornar-se o maior produtor mundial de açúcar. Isso levou à diminuição da dependência dos Estados Unidos e concretizou o sonho revolucionário.
d) O modelo cubano influenciou as táticas de revolução na América Latina ao mostrar o camponês como classe revolucionária e estabelecer a revolução a partir de grupos guerrilheiros.

Respostas

respondido por: Fernando9100
0

A única alternativa que encontra-se incorreta em relação aos fatos que ocorreram na Revolução cubana e seu contexto é:

c) Nos anos 1940 e 1950, o crescimento econômico levou Cuba a tornar-se o maior produtor mundial de açúcar. Isso levou à diminuição da dependência dos Estados Unidos e concretizou o sonho revolucionário.

Conquanto, de fato, Cuba tenha alcançado um destaque no mercado internacional devido à produção de açúcar isso não foi suficiente para diminuir sua dependência em relação aos Estados Unidos que até 1959 dominavam a economia cubana com a existência de inúmeras multinacionais no país que recebiam inúmeros privilégios em detrimento dos interesses do povo cubano.

Em 1940 e 1950, de fato Cuba alcança um destaque internacional por sua produção açucareira, todavia isso não lhe permitiu diminuir sua dependência econômica para com o governo norte-americano que inclusive influenciava o governo cubano a estabelecer privilégios políticos e fiscais para as multinacionais presentes no país. O descaso governamental para com a população, a falta de políticas públicas e a profunda pobreza e desigualdade social seriam um terreno fértil para a disseminação de ideais revolucionários de cunho socialista que culminariam na revolução cubana ocorrida em 1959.

Perguntas similares