O Brasil é um dos oito países que realizam o estudo para a criação de uma vacina contra o vírus HIV. "Mosaico" é o nome do imunizante, desenvolvido pela Janssen. Depois de 30 anos, os cientistas avançam na produção de uma vacina para a epidemia de HIV que já matou 33 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Com base no texto apresentado, perceber-se que ao longo de vários anos as estratégias para produzir uma vacina contra o HIV-1 não têm apresentado resultados concretos. Do ponto de vista da resposta adaptativa aos vírus, existem um fator que justifica a grande dificuldade de desenvolvimento de uma vacina para a AIDS.
Marque a alternativa que apresenta esse fator
a) A dificuldade no desenvolvimento de uma imunidade contra o HIV a partir da imunização se justifica pelo fato de que o vírus é capaz de destruir as células infectadas pelas células NK e células T CD8+, o que se caracteriza como um mecanismo de escape à atuação de anticorpos específicos.
b )O vírus do HIV contém uma camada de lipídeos (envelope) que funciona como um "escudo" e impede a ação dos anticorpos. Esse escudo esconde as proteínas essenciais ao vírus (que seriam o alvo dos anticorpos) e deixa expostas outras regiões virais não essenciais, que podem ser reconhecidas pelos anticorpos, mas sofrem constantes mutações.
c )A grande dificuldade no desenvolvimento da vacina contra o HIV é o estabelecimento de adjuvantes ideais. Até o momento nenhum adjuvante se comportou da forma esperada em contato com as partículas antigênicas.
d)O vírus do HIV é capaz de passar pelo processo de encistamento, uma forma de vida altamente resistente ao ataque de anticorpos. Fora o fato de que os vírus são capazes de sofrer sucessivas mutações.
e) Nenhuma vacina desenvolvida até o momento foi capaz de estimular a produção de anticorpos. O sistema imunológico não consegue identificar os antígenos inoculados. O principal fator é que os vírus são mutantes e se recombinam a todo momento.
Respostas
respondido por:
1
O vírus do HIV ataque as células de defesa, mais especificamente os linfócitos T, mesmo não sendo essas as células responsáveis pela produção de imunidade adaptativa, elas são importantes para a determinação da imunidade (alternativa A).
Além disso, existem teorias que falam que a indústria farmacêutica não tem interesse em investir em vacinas contra o HIV, já que a venda de coquetéis é muito rentável.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás