Qual foi a pretensão do movimento sionista?
Respostas
Resposta:
Sionismo é um movimento político que surgiu no final do século XIX e que defendia a formação de um Estado Nacional próprio para os judeus na Palestina.
Sionismo, também conhecido como sionismo político, é o termo utilizado para se referir a um movimento político que surgiu na comunidade judia europeia no final do século XIX e que defendia a ideia da formação de um Estado Nacional que abrigasse os judeus na Palestina. A partir dessa definição, é importante esclarecer que, quando surgiu, o sionismo não tinha apenas um caráter nacionalista, mas era um movimento que visava colonizar definitivamente a Palestina.
Como surgiu o sionismo?
O sionismo político surgiu na Europa no final do século XIX, em um contexto de crescimento do antissemitismo no continente. Esse movimento surgiu a partir das ações do jornalista húngaro Theodor Herzl, que foi o grande responsável pelo surgimento de uma organização internacional para defender a ideia de constituição de um Estado Nacional para os judeus na Palestina.
O sionismo nasceu por influência da obra O Estado Judeu (Der Judenstaat), escrita por Herzl. Essa obra foi resultado do crescimento do antissemitismo no continente europeu e sua produção foi motivada pelo caso Dreyfus.
O caso Dreyfus teve larga repercussão na Europa e dividiu a sociedade francesa, no final do século XIX. Esse acontecimento decorreu da acusação a Alfred Dreyfus, um oficial do Exército francês, de alta traição. No entanto, Dreyfus era inocente e, mesmo sem provas, acabou sendo sentenciado à prisão perpétua. Por esse motivo, surgiram questionamentos sobre sua punição, que ocorreu pelo fato de ele ser judeu.
A obra escrita por Herzl serviu de gatilho para o surgimento do sionismo enquanto movimento político organizado e repercutiu rapidamente na Europa, porque a perseguição aos judeus acentuava-se em todas as partes. Na Rússia, os pogroms (ataques coordenados a grupos sociais específicos) estavam tornando-se frequentes, enquanto na Alemanha, pipocavam os ideais de supremacia germânica e de antissemitismo. Sinais de antissemitismo também surgiam em outros locais da Europa.
Como a receptividade da ideia proposta por Herzl foi grande, o jornalista organizou o primeiro Congresso Sionista Mundial. Esse congresso reuniu-se na Basileia (Suíça) em 1897 e debateu questões relacionadas à viabilização do projeto de fundação de um Estado judeu na Palestina.