• Matéria: Filosofia
  • Autor: Jenyferxavier08
  • Perguntado 3 anos atrás

8 - Texto I Segundo Aristóteles a mímesis na tragédia se efetua não por narrativa, mas mediante personagens que suscitarão nos espectadores o “terror e a piedade” com o propósito de purgar essas emoções. As personagens da tragédia agem e se apresentam de acordo com seu próprio caráter e conforme seus pensamentos. (SPINA, Sigsmundo; “Introdução à poética clássica”; 2a. edição, Martins Fontes. São Paulo, 1995.) Texto II Para Platão as mímesis encontram-se a uma distância de três graus da verdade, as imitações são cópias de cópias de coisas verdadeiras. (DRUCKER, Claudia Pellegrini. Estética. Florianópolis : FILOSOFIA/EAD/ UFSC, 2009). Em relação ao conceito de mímese para Platão e Aristóteles é correto afirmar que *
20 pontos
A) A tragédia para Aristóteles é puramente uma forma de arte cujo objetivo é o sentimento de terror e piedade desligado do sentido moral. Por outro lado, Platão admirava o trabalho do artista ao distanciar-se das questões materiais ao voltar-se para o mundo inteligível.
B) Platão reconhecia a mímese como pedagógica no processo de desenvolvimento humano, enquanto que Aristóteles a criticava por distanciar-se da realidade.
C) O objetivo de Aristóteles é valorizar a arte da tragédia no sentido moral, na medida em que propicia aos cidadãos o reconhecimento das normas por meio da catarse, assim como Platão ao aliar a arte na educação para o desenvolvimento moral dos cidadãos.
D) Enquanto Platão acreditava que a mímese é uma cópia imperfeita da realidade, Aristóteles acreditava que a mímese deveria ser extinguida do processo de educação na medida em que, ao causar o terror e a piedade, a tragédia afastaria o homem de sua real essência ética.
E) Tanto Platão como Aristóteles classificaram a arte como imitação (mímese) da Natureza. Enquanto Platão a via como perigosa, por afastar da verdade, Aristóteles a tinha como pedagógica e moralizante.

Respostas

respondido por: barbarahdelfi
0

Resposta:

E) Tanto Platão como Aristóteles classificaram a arte como imitação (mímese) da Natureza. Enquanto Platão a via como perigosa, por afastar da verdade, Aristóteles a tinha como pedagógica e moralizante

Perguntas similares