• Matéria: Filosofia
  • Autor: detcho
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere os excertos a seguir:

TEXTO I
[...] nas últimas formulações de sua teoria Rawls se inclina mais favoravelmente para o método do equilíbrio reflexivo e a justificação pública (ou o uso público da razão) como instâncias privilegiadas de fundamentação de seus princípios de justiça. Como resultado, os princípios da justiça passam a ser preferencialmente justificados a partir de uma razão prática que reconstrói as intuições morais mais profundas e os ideais normativos da eticidade política presentes na cultura política pública e nas instituições das democracias constitucionais modernas, e que aposta na capacidade de os cidadãos encontrarem, mediante a formação pública do juízo, um ponto de equilíbrio entre os princípios de justiça e esses ideais.

RAMOS, F. C.; MELO, R.; FRATESCHI, Y. Manual de Filosofia Política: para os Cursos de Teoria do Estado e Ciência Política, Filosofia e Ciências Sociais. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 281-282.

TEXTO II
A justiça é a primeira virtude das instituições sociais, como a verdade o é dos sistemas de pensamento. Embora elegante e econômica, uma teoria deve ser rejeitada ou revisada se não é verdadeira da mesma forma leis e instituições, por mais eficientes e bem organizadas que sejam, devem ser reformadas ou abolidas se são injustas. Cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão a justiça nega que a perda da liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por outros. Não permite que os sacrifícios impostos a uns poucos tenham menos valor que o total maior das vantagens desfrutadas por muitos. Portanto numa sociedade justa as liberdades da cidadania igual são consideradas invioláveis; os direitos assegurados pela justiça não estão sujeitos à negociação política ou ao cálculo de interesses sociais.

RAWLS, J. Uma Teoria da Justiça. Tradução de Almiro Pisetta e Lenita M. R. Esteves. São Paulo: Martins Fontes, 1997. p. 3-4.


As teorias de Rawls visam, ainda, dar um melhor rumo a alguns problemas internos à justiça, como é o caso da equidade. E quanto a sustentar uma concepção política e pública da justiça, há que se pensar princípios que possam ser compartilhados pelos cidadãos. Nesse sentido, considerando os excertos acima, analise as afirmações a seguir:

I. ​Na teoria política de Rawls, os princípios da justiça passam a ser justificados a partir de uma razão prática, portanto, são mutáveis desde que não violem as liberdades individuais.
II. Segundo Rawls, o equilíbrio reflexivo trata-se de um método eficaz para alcançar a fundamentação de princípios metafísicos de justiça.
III. Na teoria política de Rawls, o princípio da liberdade das cidadanias pode ser negociado, desde que vise o bem comum.
IV. Para Rawls, seria injusto que um interesse social (coletivo) tivesse como custo a liberdade individual, pois em ambos os casos temos o mesmo princípio de justiça, isto é, a liberdade.

​É correto o que se afirma apenas em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II

Alternativa 2:
I e III

Alternativa 3:
I e IV

Alternativa 4:
II e III

Alternativa 5:
III e IV

Respostas

respondido por: estudantedefilosofia
1

Resposta:

Alternativa 3:

I e IV

Explicação:

Perguntas similares