a) De acordo com o que você leu e compreendeu sobre o Texto, é possível afirmar que o casamento era uma instituição importante na Europa medieval? Justifique sua resposta. b) De acordo com o que você leu e compreendeu sobre o Texto III, o que significa dizer que, na Idade Média, “A mulher só alcança existência jurídica, só entra (podemos dizê-lo) na vida, casada (...)"?
Respostas
Apesar da sua pergunta não conter o texto da questão, vou tentar ajudar:
O casamento na Idade Média era uma instituição de extrema importância. Utilizado por muitas famílias para não descentralizar os bens, formando uma comunidade de poder familiar.
Homens e mulheres poderiam ser destinados ao matrimônio ainda bebês, mantendo alianças fortes antes mesmo de concretizados. A partir do noivado, já existia um registro religioso, dando um caráter documental à união.
Durante a Idade Média o casamento começou a ser celebrado por um sacerdote e realizado de maneira pública, possuindo contratos matrimoniais.
Após o Cristianismo, observou-se uma proteção ao feminino correlacionada a aura da Virgem Maria e a inocência de Eva, no qual hoje é considerado por alguns estudiosos como opressão patriarcal. Juridicamente, a mulher não poderia responder pelos seus crimes, pois o marido era seu responsável legal no início medieval.
O período da Idade Média durou aproximadamente mil anos, portanto as leis foram se alterando com o tempo e com a localidade.
A Lei Sálica excluía tanto a mulher herdar terras quanto governar reinos, pois passava para uma família diferente após o casamento. Foi introduzida depois de Carlos Magno (ver link abaixo), atuando como um código civil e penal. Entretanto, nem todos os reinos a contemplavam. A França é um dos maiores exemplos da aplicação desta lei, causando muitos percalços nas sucessões do reino.
Durante os séculos XII a XIV, a sociedade delimitou o poder das mulheres, que foram submetidas religiosamente e pessoalmente (costumes, modo de vida) aos seus maridos. Entretanto, participavam de assembleias (religiosas ou seculares), podiam exercer comando militar (que fazia parte de um feudo), além do direito à justiça. Muitas mulheres recorriam a vida religiosa para se refugiar do poder dos filhos maiores (viúvas) e dos primeiros ou novos casamentos a elas designados.
Segundo Régine Pernoud em seu livro O Mito da Idade Média, ela relata que os poderes das mulheres foram diminuídos muito mais no Renascimento em comparação com a Idade Média — dependendo da localidade comparada, recuperando-se a partir do século XX.
Para mais informações sobre o período de Carlos Magno, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/50030772