Respostas
Resposta:
O principal benefício da vacina de RNA mensageiro é a imunização da população, a fim de evitar infecções de alto risco - assim como todas as outras vacinas. No entanto, esse novo modelo também se destaca por outros motivos:
Agilidade. Diferentemente das vacinas convencionais que levam meses para se desenvolver e são produzidas por meio do crescimento de formas inativadas ou atenuadas do vírus - as vacinas de mRNA (RNA mensageiro) são fabricadas de forma sintética rapidamente, usando apenas o código genético do patógeno.
Flexibilidade. São fabricadas de forma sintética usando a informação do código genético do vírus, isso permite que a sequência de RNA da vacina possa ser alterada rapidamente para poder agir contra variantes que eventualmente não fossem atingidas pela vacina em uso.
Produção. O RNA mensageiro pode ser produzido em laboratório, utilizando materiais mais acessíveis. Por isso, o processo pode ser padronizado e a produção pode ser feita em grande escala, o que permite respostas rápidas a grandes surtos e epidemias.
Eficácia e segurança. Algumas vacinas de RNAm já estão sendo testadas em estudos clínicos e têm demonstrado uma resposta imunológica confiável. Os dados demonstraram também que a vacina é bem tolerada nas diferentes populações estudadas, sem nenhuma preocupação séria de segurança observada.