Em uma empresa desenvolvedora de softwares, o protocolo IPv4 apresentou problemas com a distribuição de endereços IP e com o seu modelo de entrega baseado no melhor esforço, no qual não se garante a integridade e a segurança dos pacotes envolvidos nas transações.
Considere que você é um dos candidatos em uma entrevista para trabalhar nessa empresa. Você foi chamado para uma entrevista individual e agora precisa responder a um questionário sobre conhecimentos específicos.
Uma das questões discursivas fala sobre a arquitetura do protocolo IP, e questiona qual dos dois protocolos, IPv4 ou IPv6, deve ser utilizado na empresa para fazer a entrega de pacotes entre os computadores ligados na rede.
Qual seria a sua proposta de solução para este problema?
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Explicação:
A versão 4 do protocolo IP, chamada de IPv4, ainda faz o roteamento da maior parte do tráfego da Internet, embora já tenha o seu sucessor, o IPv6.
Apesar de ser um sucesso, não se aconselha mais a utilização do protocolo IPv4, pois já está esgotada a sua capacidade de distribuição de endereços IP, devido à utilização de um número de 32 bits para definir os endereços, o que possibilitou a distribuição de apenas 4 bilhões de endereços únicos, e também porque o IPv4 não apresenta a segurança necessária para que a entrega de pacotes entre os computadores da Internet seja feita de maneira íntegra e eficiente.
O IPv6 veio para suceder o IPv4, acabando com o problema da distribuição dos endereços IP e oferecendo segurança na comunicação entre os computadores, pois pode-se ter certeza de quem foi o remetente do pacote, e ainda se ele chegou íntegro ao seu destinatário, sem sofrer alterações ou estar corrompido. Por todos esses motivos, eu indico a utilização do IPv6.