A atual falta de matéria prima para as indústrias brasileiras tem impactos nos preços, nas entregas dos produtos e no funcionamento das fábricas. Por que isto ocorre? Qual tipo de indústria entrou em crise primeiro?
Respostas
Resposta:
Os impactos da má gestão e controle de materiais disponíveis/estoque:
Conheça os principais problemas que a falta de material/falta de máteria-prima traz à sua empresa e descubra como acabar com eles.
Todo o planejamento feito para a linha de produção deve levar em conta um possível gargalo: falta de material. Hoje, nós vamos conhecer os principais impactos da falta de matéria-prima na produção e como resolvê-los.
Principais impactos
Ao atuar com menos matéria-prima do que o necessário, eventualmente irá faltar material para colocar na máquina, deixando o equipamento em modo ocioso. A máquina parada junto com a redução da quantidade de produto final gera um prejuízo financeiro considerável ao negócio.
Equipamento ocioso é um grande desperdício. Para você visualizar melhor, vamos imaginar o seguinte cálculo: a sua máquina gera um faturamento de R$ 100 por hora e a sua produção é contínua (24 horas), isto significa que em um dia com equipamento parado você estaria perdendo R$ 2.400,00. É muito dinheiro, não é mesmo?
Agora, pense neste cenário: um consumidor deseja adquirir o produto que você vende, mas ele se encontra indisponível no momento pela ausência de materiais na produção. Fatalmente, o cliente deixa de comprar, fazendo com que a empresa perca o valor de lucro que resultaria desta venda. Agora, vamos pensar em outro exemplo: o consumidor já pagou pelo produto e só está esperando a sua entrega, que vai ter que ser atrasada. Afinal, com a falta de matéria-prima, o setor de produção não conseguiu fazer produtos suficientes.
Estes dois contextos podem passar uma imagem negativa da sua empresa para os clientes, ao mesmo tempo em que afeta o seu relacionamento com eles.
Comprar produtos na hora e quantidade errada é considerada uma grande falha na gestão de matéria-prima.