Respostas
A revolução de 1930 foi quando Getúlio Vargas deu um "golpe" (ou fez uma revolução, os historiadores divergem quanto ao termo utilizado, pois "golpe" tem uma conotação negativa e "revolução" tem sentido mais positivo) e chegou ao poder, em vez do presidente eleito Júlio Prestes.
Vejamos um pouco do contexto histórico: A república Velha, ou oligárquica, era marcada pela política do café com leite, em que MG e SP eram os dois estados que dominavam a política, em alternância. Após o governo de Washington Luís, era esperado que um presidente mineiro viesse ao poder, mas o paulista Júlio Prestes venceu as eleições e "quebrou" o acordo. Com isso, Minas Gerais e diversos outros estados que já não gostavam dessa hegemonia do café com leite se uniram e deram apoio à Getúlio Vargas, que, então, chegou à presidência.
Dessa forma, a revolução de 1930 significou o fim das articulações da República Velha, pois Vargas não era nem paulista nem mineiro: era gaúcho. A partir daí, começa, então, a Era Vargas.