A teoria da deriva continental propõe que os continentes não tiveram sempre essa forma pela qual os conhecemos atualmente. Indícios em fósseis, na fauna, na flora e nas próprias rochas dão a entender que os continentes já foram unidos em um só grande continente. A respeito dessa teoria, podemos dizer que:
A o movimento dos continentes se dá devido à força das marés, que são capazes de mover grandes massas de terra.
B Pangéia é o nome dado ao continente antigo formado pela união dos continentes que conhecemos hoje.
C a movimentação das placas tectônicas não tem relação com a movimentação dos continentes, uma vez que elas não interferem na superfície.
D apesar da Pangéia ter se dividido e suas partes se afastarem, esse movimento não é mais percebido hoje em dia, pois sabemos que os continentes não se movem mais.
Respostas
Resposta:
eu acho que é a b)
Explicação:
apareceu na minha prova essa pergunta.
Resposta:
D
Explicação:
Deriva Continental é uma teoria que inicialmente postulou o movimento das massas continentais ao longo do tempo geológica da Terra, considerando que, anteriormente, os atuais continentes possuíam outras formas e até mesmo se situavam em outras localidades do planeta. Essas observações foram realizadas antes mesmo do conhecimento a respeito das placas tectônicas, o que serviu como uma posterior comprovação da movimentação não só dos continentes terrestres, mas de toda a crosta.
A teoria da deriva continental surgiu há muito tempo, pois desde que o mapeamento de alguns pontos da Terra foi realizado, desconfiava-se que os continentes estavam unidos anteriormente. Francis Bacon, em 1620, sugeriu, por exemplo, que a costa leste do continente sul-americano e a costa oeste da África encaixava-se perfeitamente, dando a ideia de que eles haviam se separado em um passado remoto. Uma observação semelhante a essa já havia sido feita por Abraham Ortelius, em 1596.