O que liga a Floresta Amazônica, o aquecimento mundial e você?
Há muito tempo a Floresta Amazônica é reconhecida como um repositório de serviços ecológicos, não só para os povos indígenas e as comunidades locais, mas também para o restante do mundo. Além disso, de todas as florestas tropicais do mundo, a Amazônia é a única que ainda está conservada, em termos de tamanho e de diversidade.
No entanto, à medida que as florestas são queimadas ou retiradas e o processo de aquecimento global é intensificado, o desmatamento da Amazônia gradualmente desmonta os frágeis processos ecológicos que levaram anos para serem construídos e refinados.
A Floresta Amazônica pode curar você
Durante milênios, os seres humanos utilizaram insetos, plantas e outros organismos da região para várias finalidades, entre elas a agricultura, a vestimenta e, claro, a cura para doenças. Povos indígenas e outros grupos que vivem na Floresta Amazônica aperfeiçoaram o uso de compostos químicos encontrados em plantas e em animais. O conhecimento sobre o uso dessas plantas geralmente fica nas mãos de um curandeiro que, por sua vez, repassa a tradição para um aprendiz. Esse processo se mantém ao longo de séculos e compõe uma parte integral da identidade desses povos.
O potencial inexplorado das plantas amazônicas
Os cientistas acreditam que menos de 0,5% das espécies da flora foram detalhadamente estudadas quanto ao seu potencial medicinal. Ao mesmo tempo que o bioma Amazônia está encolhendo lentamente em tamanho, a riqueza da vida silvestre de suas florestas também tem se reduzido, bem como o uso potencial das plantas e dos animais que ainda não foram descobertos.
Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2019. (adaptado)
Observe os elementos de coesão destacados no texto.
Analisando seu contexto de ocorrência, assim como suas funções sintático-semânticas, afirma-se corretamente que:
A
"não só" é uma locução adverbial utilizada para negar a expressão "os povos indígenas e as comunidades locais".
B
"não só... mas também"; "além disso" e "bem como" são locuções conjuntivas e expressam ideia de adição.
C
"No entanto", como conjunção adversativa, pode ser substituída, sem alterar o sentido original do período, por "porque".
D
"à medida que" está empregada inadequadamente no texto, pois deveria expressar proporção; logo, o correto seria "na medida em que".
E
"mas também" exerce função de conjunção adversativa no texto, uma vez que expressa oposição em relação à oração anterior: "... a Floresta Amazônica é reconhecida...".
Respostas
respondido por:
0
Resposta: B-
Explicação: São locuções conjuntivas e expressão ideia de adição.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás