De acordo com o professor Paulo Saldiva, a crise hídrica vai se acentuar ao longo do ano. Para ele, essa crise já era prevista há mais de sete anos e acabou chegando sem nenhuma posição definitiva de reformulação da matriz energética, sem levar em conta a possibilidade de geração de energia local, energia eólica, solar, biomassa e principalmente pela redução do consumo energético através de tecnologias de mobilidade e processos mais eficientes de produção.
LEÃO, Izabel. Sustentabilidade e saúde andam juntas e buscam soluções. Jornal da USP, 02 ago. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/atualidades/sustentabilidade-e-saude-andam-juntas-e-ambas-procuram-por-solucoes/. Acesso em: 07 out. 2021 (adaptado).
A partir da leitura do excerto e dos conhecimentos apresentados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A crise hídrica, bem como a degradação do meio ambiente, é um fenômeno que não se relaciona com as ações humanas (intervenção antrópica).
PORQUE
II. O desequilíbrio ambiental, que ocasiona grandes períodos de estiagem, em sua totalidade, é imprevisível e desprovido de estudos científicos capazes de antevê-lo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Explicação:
Para ele, essa crise já era prevista há mais de sete anos e acabou chegando sem nenhuma posição definitiva de reformulação da matriz energética
De acordo com o texto e a respeito de problemas ambientais, como a crise hídrica, faz-se correta a ALTERNATIVA 5: As asserções I e II são falsas.
Analisando:
I. Falsa: A crise hídrica, bem como a degradação do meio ambiente, é um fenômeno que não se relaciona com as ações humanas (intervenção antrópica).
⇒ As ações do homem tem um grande impacto sobre fatores ambientais, como:
- crise hídrica
- degradação do meio ambiente
- aquecimento global.
Inclusive, é válido ressaltar que as alterações climáticas são resultado da ação da natureza mas, sobretudo, da ação humana.
II. Falsa: O desequilíbrio ambiental, que ocasiona grandes períodos de estiagem, em sua totalidade, é imprevisível e desprovido de estudos científicos capazes de antevê-lo.
⇒ Na realidade, estudos científicos são sim capazes de antever o longos períodos de estiagem decorrentes do desequilíbrio ambiental. Note que, no texto, o professor Paulo Saldiva afirma que a crise hídrica já era prevista há mais de sete anos.
Leia aqui um resumo sobre as mudanças climáticas:
- https://brainly.com.br/tarefa/7083872
Espero ter ajudado!
--------------------------
➡️✅ATIVIDADE 2,3vai de brinde.
--------‐-------------------
➡️✅chama
✅só embrulhar e mandar!!
Exercícios físicos nas diferentes populações !
67999259543