• Matéria: Biologia
  • Autor: geisanoronha51
  • Perguntado 3 anos atrás

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o tabagismo é responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, tornando-se uma epidemia e uma das maiores ameaças à saúde pública mundial. A fumaça do cigarro causa alterações sistêmicas e locais, afetando principalmente o sistema respiratório. Dentre as alterações temos a modificação das células do epitélio respiratório. Este, que normalmente se apresenta como um epitélio pseudoestratificado ciliado, com presença de células colunares, passa a um epitélio estratificado pavimentoso, como consequência da exposição crônica à fumaça do cigarro. Nesse caso, podemos dizer que temos um tipo de adaptação celular denominada:


Anônimo: Cançado de receber respostas copiadas do google?
Aqui você encontra trabalhos com garantia anti plagio.
Eu trabalho respondendo atividades e fazendo trabalhos das pessoas, cobro bem baratinho, se tiver interesse fala comigo. faço qualquer tipo de trabalho, artigos científicos, tcc, slides, mapa mentais, trabalhos escritos, resolução de atividades, resumos e entre outros. Se quiser me procura no i n s t a hellen.crysttynna

Respostas

respondido por: fran6469
2

C) metaplasia.

Metaplasia é uma alteração reversível quando uma célula adulta, seja epitelial ou mesenquimal, é substituída por outra de outro tipo celular, uma forma comum de metaplasia, o epitélio pseudoestratificado colunar ciliar, com células caliciformes, do trato respiratório, submetido cronicamente a irritação pela fumaça do cigarro, passa a ser do estratificado pavimentoso.


deysecqueiroz: corretoo corrigido pelo ava
Perguntas similares