• Matéria: História
  • Autor: GabryelKiiler8424
  • Perguntado 3 anos atrás

A Batalha dos Guararapes, ocorrida na chamada Insurreição Pernambucana, foi um momento conflituoso entre senhores de engenho pernambucanos, libertos e guerreiros indígenas de um lado e holandeses de outro. Ela foi importante para o processo de expulsão dos holandeses do Brasil, algo que ocorreu definitivamente apenas dezesseis anos após o conflito armado, em 1661. Esta união popular também favoreceu:a)o nascimento de um sentimento nativista, que garantiu forças para a luta, em andamento, da independência do Brasil em relação a Portugal. B)o nascimento de um sentimento nacionalista em defesa dos holandeses, considerados culturalmente superiores aos portugueses e aos nativos. C)o nascimento de um sentimento nativista, quando os habitantes do Brasil passaram a se reconhecer pertencentes a uma sociedade distinta da portuguesa. D)o nascimento de um sentimento nacionalista em defesa de Portugal e de sua soberania por parte dos representantes da cultura local, os indígenas e negros libertos. E)o nascimento de um sentimento luso-brasileiro, pois os habitantes do Brasil se sentiam representantes tanto da cultura portuguesa como da brasileira.


guiamfelixpdq8k4: Qual e a resposta aaaa aaaa aaa
danielerangel12: QUAL A RESPOSTA

Respostas

respondido por: ericlp90
0

A alternativa correta seria a (C)

Pois a Insurreição Pernambucana é considerada um movimento nativista, e buscava atender os interesses de grande parte da elite social colonial.

Entretanto, o movimento ainda não tinha um sentimento contrário à coroa portuguesa.

O conflito se dá pois os produtores locais estavam insatisfeitos com o controle dos holandeses, que cobravam altos impostos.

A situação culmina em conflito no ano de 1645, especialmente pois neste ano o governador de Pernambuco, Maurício de Nassau, volta para sua terra natal

Espero ter ajudado, bons estudos ;)

Perguntas similares