A energia necessária ao exercício não é fornecida pela simples ativação de uma via bioenergética isolada, e sim por uma mistura de vários sistemas metabólicos que atuam com uma considerável sobreposição. Em relação à bioenergética das transições do repouso ao trabalho (exercício) ocorre o envolvimento de vários sistemas energéticos que ocorrem pela sobreposição e mistura de vários sistemas metabólicos.
ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá-PR.: Unicesumar, 2019.
Assinale a alternativa que corresponda a transição das vias metabólicas do repouso ao exercício em ordem de acontecimento:
Alternativas
Alternativa 1:
No início do exercício o sistema ATP-PC é a primeira via bioenergética a ser ativada, seguida da glicólise e, por fim, a produção de energia por via anaeróbica.
Alternativa 2:
No início do exercício o sistema ATP-PC é a primeira via bioenergética a ser ativada, seguida da glicólise e, por fim, a produção de energia por via aeróbia.
Alternativa 3:
No início do exercício a fosforilação oxidativa é a primeira via bioenergética a ser ativada, seguida da glicólise e, por fim, produção de energia pelo sistema ATP-CP.
Alternativa 4:
No início do exercício a fosforilação oxidativa é a primeira via bioenergética a ser ativada, seguida do sistema ATP-CP e, por fim, a produção de energia ocorre pela glicólise.
Alternativa 5:
No início do exercício a glicólise é a primeira via bioenergética a ser ativada, seguida da fosforilação oxidativa e, por fim, produção de energia pelo sistema ATP-CP.
Respostas
Resposta:
pagina 40
Explicação:
Os eventos com duração superior a 45 segundos usam uma
combinação de todos os três sistemas de energia (ATP-PC, glicólise
anaeróbia e vias aeróbias)
a ser ativada, seguida da glicólise e, por fim, a produção de energia por via aeróbia. PG. 58
A alternativa que descreve a transição das vias metabólicas do repouso ao exercício em ordem de acontecimento é a Alternativa 2.
Inicialmente, o sistema ATP-PC é ativado, ou seja, as moléculas de creatina passam a atuar, como forma de produzir energia, todavia, são extremamente rápidas, com pouco tempo de duração.
A segunda via ativada é a glicólise, através da quebra de moléculas de glicose, gerando piruvato. O piruvato é utilizado para formar energia, enquanto a última etapa é a via aeróbica, através da cadeia transportadora de elétrons, por meio da formação de ATP, pela bomba de ATP sintase.
Saiba mais sobre vias metabólicas em: brainly.com.br/tarefa/13235216