Assunto: IDENTIFICAÇÃO DO SUJEITO E PREDICADO DA ORAÇÃO; CLASSIFICAÇÃO DO VERBO PRESENTE NA ORAÇÃO; CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO; CLASSIFICAÇÃO DO PREDICATIVO;
CONTO
1) ANALISE AS DUAS ORAÇÕES QUE SEGUEM: I) NÃO ENGOLIU COISA NENHUMA. II)
O SENHOR PODE IR DESCANSADO. OS PREDICADOS DAS DUAS ORAÇÕES SÃO, RESPECTIVAMENTE:
a) Verbal e verbal.
b) Verbal e nominal.
c) Verbal e verbo-nominal.
d) Nominal e verbo-nominal.
e) Verbo-nominal e verbo-nominal.
Respostas
Resposta:
ExplicResposta Questão 1
Alternativa “d”. No predicado verbo-nominal, o núcleo nominal poderá ser representado pelo predicativo do objeto e também pelo predicativo do sujeito.
voltar a questão
Resposta Questão 2
Alternativa “b”. I. Ela chegou da festa. (chegou: núcleo do predicado/predicado verbal). II. Os moradores estavam revoltados. (revoltados: núcleo do predicado/revoltados: predicativo do sujeito/predicado nominal). III. Ele encontrou os amigos no bar. (encontrou: núcleo do predicado/predicado verbal). IV. Os estudantes protestaram nervosos contra a corrupção. (protestaram: núcleo verbal; nervosos: núcleo nominal = predicado verbo-nominal). V. Ela ficou aflita com a sua demora. (aflita: núcleo do predicado/aflita: predicativo do sujeito/predicado nominal).
voltar a questão
Resposta Questão 3
Alternativa “e”. Primeira oração: Entra: núcleo verbal. Tarde, pálido, fraco, oblíquo: predicativo do sujeito. Segunda oração: brilhou: núcleo verbal do predicado.
voltar a questão
Resposta Questão 4
Alternativa “e”. Em “Paulo está adoentado”, há um verbo de ligação e um predicativo do sujeito (adoentado), que é o núcleo do predicado, portanto, trata-se de um predicado nominal. Em “Paulo está no hospital”, está é o núcleo do predicado, portanto, trata-se de um predicado verbal.ação: